Moratória da Soja
Tecnologias garantem transparência e mantem mercados confiantes
KAíSA CHRISTINA ROMAGNOLI
11/09/2025 11h24 - Atualizado há 3 horas
Divulgação
A decisão judicial que suspendeu temporariamente a moratória da soja, acordo que desde 2006 impede a compra de grãos produzidos em áreas desmatadas da Amazônia após 2008, reacendeu o debate sobre como equilibrar produção, sustentabilidade e credibilidade do agronegócio brasileiro nos mercados internacionais. Países como: União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos reforçaram recentemente suas legislações de combate a produtos ligados ao desmatamento. O Brasil, maior exportador de soja do mundo, depende diretamente da manutenção de sua imagem como fornecedor confiável. “Mais do que uma cláusula contratual, a moratória virou um selo de reputação internacional. Qualquer fragilidade no controle pode se transformar em barreira comercial”, explica Vivian Marques Braga, especialista em compliance e governança corporativa. Nesse contexto, a adoção de soluções que assegurem o uso racional da água, práticas de manejo sustentável e eficiência produtiva deixou de ser diferencial e passou a integrar o pacote de credibilidade do agro brasileiro diante do mercado internacional. Empresas brasileiras, como a Hydroplan-EB, investem continuamente em pesquisa e inovação oferecendo tecnologias avançadas para o setor. Um exemplo é a linha HB10, composta por três produtos: Plus, Pivot e Drip, desenvolvidos para fornecer irrigação de precisão. A solução permite reduzir o consumo de água e energia, aumentar a produtividade e a rentabilidade do produtor, sem a necessidade de expandir áreas de cultivo, contribuindo para a preservação de biomas sensíveis. “Quando falamos de soja e de qualquer outra commodity a irrigação eficiente é um indicador de sustentabilidade. Precisamos mostrar que é possível produzir mais com menos, reforçando a confiança do mercado internacional”, explica Loremberg Moraes, diretor da Hydroplan-EB. Para alcançar essa eficiência, os produtores contam com sistemas de irrigação integrados a plataformas digitais, que permitem gerar relatórios auditáveis de consumo hídrico e manejo. Essa tecnologia garante maior previsibilidade em períodos de estiagem ou excesso de chuva e fortalece a rastreabilidade exigida por compradores internacionais, consolidando o agronegócio brasileiro no cenário global. Sobre a Hydroplan-EB: Com 25 anos de atuação, a Hydroplan-EB tem como propósito tornar o agronegócio mais sustentável, oferecendo produtos que garantem uma safra mais eficiente e menor impacto ambiental. Referência global na aplicação do gel na agricultura, a empresa se destaca também no desenvolvimento e uso de produtos de origem natural, como óleos essenciais e fertilizantes especiais, no mercado agrícola. Mais informações em: http://hydroplan-eb.com/ Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Kaísa Christina Romagnoli
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