Humana Brasil promove sustentabilidade na Bienal do Lixo 2025, em Salvador/BA

Oficinas, coleta de roupas e desfile sustentável integramram programação da Organização Social no evento que celebrou criatividade e reaproveitamento de materiais

JADEMILSON SILVA
08/09/2025 08h06 - Atualizado há 1 dia

Humana Brasil promove sustentabilidade na Bienal do Lixo 2025, em Salvador/BA
Divulgação
Entre 4 e 7 de setembro, Salvador (BA) recebeu a Bienal do Lixo 2025, no Farol da Barra, reunindo artistas consagrados e estreantes em uma grande exposição de arte sustentável. O evento, que ocupou uma área de 3.000 m², trouxe como destaque a transformação de resíduos em obras de impacto, com materiais como plástico, vidro, papelão, metais e eletrônicos.

Entre os participantes esteve a Humana Brasil, organização social que atua em projetos de impacto social e ambiental em diversas regiões do país. A instituição levarou oficinas, ações educativas e também contribuiu para o Desfile Sustentável, que aconteceu no sábado (6/9).


Ações da Humana Brasil na Bienal

A programação da ONG durante a Bienal contemplou diferentes frentes de atuação voltadas para conscientização ambiental e reaproveitamento de materiais. Entre elas:
  • Oficinas criativas: confecção de chaveiros e porta-joias a partir de tecidos reaproveitados;
  • Ponto de coleta de roupas: destinado ao encaminhamento adequado e à promoção da moda circular;
  • Desfile Sustentável: looks produzidos com reaproveitamento de tecidos e peças doadas.
Sustentabilidade em prática

Segundo Ivanir Matos, gerente geral das Lojas Humana e do Centro de Triagem, a participação no evento reforçou a missão da instituição de unir consciência ambiental e transformação social.

“Ter estado na Bienal do Lixo foi uma oportunidade de mostrar, na prática, que pequenos gestos geram grandes mudanças. Nossas oficinas e o ponto de coleta convidam o público a repensar o consumo e enxergar o reaproveitamento como atitude cotidiana. A moda sustentável, por exemplo, é um caminho possível para reduzir impactos ambientais e, ao mesmo tempo, gerar inclusão social”, destaca Ivanir.

Bienal conectou arte, cultura e meio ambiente

Organizada pelas agências La Mela e Usina, a Bienal do Lixo 2025 foi realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O evento também dialoga com as metas globais de redução de impactos ambientais e se coloca em sintonia com os objetivos da COP30, que será realizada em Belém, em novembro do mesmo ano.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JADEMILSON MANOEL DA SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »