Check Point Software implementa detecção de ameaças em tempo real e com IA na Cardano

Isso torna a Cardano a primeira blockchain pública com segurança ao nível empresarial

JULIANA VERCELLI
04/09/2025 18h08 - Atualizado há 3 horas

Check Point Software implementa detecção de ameaças em tempo real e com IA na Cardano
Imagem ilustrativa - Divulgação Check Point Software
O setor financeiro tem adotado as blockchains públicas em um ritmo sem precedentes. As instituições deixaram para trás os programas piloto em redes privadas e agora estão lançando operações em ambientes abertos (permissionless environments).

Hoje, grandes instituições financeiras emitem stablecoins (moedas digitais estáveis) e transformam ativos do mundo real em tokens digitais (ou tokenizam ativos) — como ações e obrigações — diretamente em blockchains públicas. O volume de transações em stablecoins já ultrapassa o tráfego combinado da Visa e da Mastercard, confirmando o papel do blockchain como a nova espinha dorsal da infraestrutura global de pagamentos digitais.


Esse crescimento exponencial traz consigo novos desafios de segurança. As instituições financeiras enfrentam dificuldades para operar de forma segura em blockchains públicas, que se tornaram ambientes cada vez mais hostis. Há uma carência crítica de fornecedores de cibersegurança com reputação, experiência e conhecimento técnico para proteger estas operações em ambientes Web3. Esta realidade tem sido uma barreira significativa à adoção institucional da tecnologia blockchain.

Neste sentido, a Check Point Software anunciou a implementação do primeiro sistema de detecção de ameaças em tempo real com padrões empresariais na rede principal da Cardano. Este projeto, financiado pelo Project Catalyst, introduz uma camada robusta de inteligência de ameaça ao blockchain, promovendo uma adoção empresarial mais segura da rede Cardano.

A Check Point Software detalha que esta implementação na rede principal da Cardano leva capacidades de detecção em tempo real e avanços na integração com os principais stakeholders do ecossistema Cardano: desde fornecedores de carteiras digitais a programadores de aplicações descentralizadas e emissores de stablecoins.

Esta iniciativa posiciona a Cardano como a primeira blockchain a oferecer detecção de ameaças com padrões empresariais, um passo decisivo para ultrapassar as barreiras à entrada do setor financeiro tradicional.

Segurança com o rigor que as empresas exigem

As empresas esperam que a segurança nas suas operações blockchain esteja ao nível do que é aplicado nos seus sistemas críticos. Até agora, nenhum blockchain tinha conseguido atingir esses padrões.

Com esta implementação na Cardano, a Check Point Software muda esse paradigma. Foram aplicados mecanismos de detecção avançados baseados em inteligência artificial (IA) e capacidades de investigação de classe mundial, que já protegem algumas das maiores instituições financeiras do mundo. A plataforma de segurança blockchain da Check Point Software foi concebida para se adaptar a diferentes arquiteturas, com mecanismos de detecção especializados, desenvolvidos à medida das características únicas da rede Cardano.

A partir do financiamento do Project Catalyst, foi possível desenvolver o primeiro sistema de detecção de ameaças verdadeiramente abrangente para redes blockchain — estabelecendo um modelo de segurança empresarial aplicável a todo o setor.

Este sistema aplica inspeção com estado para compreender o contexto completo de cada transação e o comportamento da rede, oferecendo uma qualidade de detecção superior, com maior cobertura e menos falsos positivos. Ao contrário das soluções pontuais — que protegem carteiras individuais ou se limitam a auditorias antes da implementação —, a abordagem da Check Point Software permite uma monitoração contínua de toda a rede, detectando ameaças que passariam despercebidas por outros sistemas.

A monitoração é feita em todas as transações no blockchain para identificar indicadores de ameaça em tempo real. Esta abordagem abrangente possibilita emitir alertas antecipados essenciais para que as instituições atuem antes que o dano aconteça. Os mecanismos de IA aprendem e evoluem constantemente, analisando padrões em milhões de transações diárias. Cada ameaça identificada, cada interação suspeita, contribui para refinar os algoritmos e aumentar a precisão. O resultado é uma inteligência de ameaças cada vez mais eficaz à medida que a rede cresce e surgem novos vetores de ataque.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA VERCELLI
[email protected]


FONTE: https://www.checkpoint.com/pt/
Notícias Relacionadas »