'Queimamufa!' estreia nova temporada no Canal Futura com aventuras científicas e reflexões filosóficas

Segunda temporada da série infantojuvenil traz nova dupla de protagonistas, temas atuais e a promessa de entreter e provocar a curiosidade das crianças com leveza, humor e cultura pop

Isidoro B. Guggiana
01/09/2025 18h15 - Atualizado há 20 horas

'Queimamufa!' estreia nova temporada no Canal Futura com aventuras científicas e reflexões filosóficas
Queimamufa! - crédito: Rafael Fifito/Giros Filmes
A série Queimamufa! está de volta! A segunda temporada já está na grade do Canal Futura e também no Globoplay com acesso livre. Voltada para crianças de sete a nove anos, a produção da Giros Filmes apresenta episódios inéditos que ampliam o universo científico da série e mergulham também em questões humanas e sociais.

Nesta nova fase, a M.U.F.A. (Mente Ultra Fantástica Artificial) está ainda mais afiada. Se na primeira temporada os temas giravam em torno das ciências exatas, agora a série propõe desafios que envolvem também assuntos como racismo, adoção e convivência, com linguagem acessível e uma boa dose de cultura pop.


Os protagonistas agora são os irmãos Carol (Thaia) e Kauê (Bernardo Marcelino), duas crianças adotadas por Ciça (Thainá Gallo) e Seba (Ignacio Aldunate), casal que encantou o público na primeira temporada. Carol, de onze anos, sonha em ser professora de geografia enquanto seu irmão mais novo, Kauê, de 9 anos, é um inventor mirim cheio de perguntas. Juntos, eles acessam o universo fantástico da M.U.F.A. com a ajuda de Miolo (Higor Campagnaro), uma IA humanóide animada e emotiva. A série também traz de volta os mufonautas originais Rafa (João Gabriel Pessanha) e Manu (Maria Luiza Galhano) em participações especiais.

Para a criadora e showrunner Bianca Lenti, a segunda temporada se aprofunda na experiência das crianças brasileiras: “Inspirados pelo ótimo retorno da primeira temporada, especialmente junto às audiências do interior do Brasil, agora trazemos questões que refletem mais a vida offline, como o cotidiano das escolas municipais e rurais. São dúvidas que não se resolvem com um clique no Google ou no ChatGPT e que nos levam a reflexões mais filosóficas.”

Bruno Bennec, diretor da série conta que “dirigir Queimamufa! foi como sonhar acordado. Trabalhar com essa equipe e aprender com as crianças foi uma experiência incrível. Espero que o público infantil se divirta tanto quanto a gente.”

Além das aventuras e do bom humor, Queimamufa! se destaca por ser exibida em um espaço seguro para o público infantil. Em tempos em que o celular se tornou o novo “beco escuro” da infância, repleto de conteúdo sem curadoria e acessados sem supervisão, o Canal Futura se consolida como um ambiente confiável, onde pais e educadores sabem exatamente o que as crianças estão consumindo. A programação passa por um rigoroso processo de curadoria e tem como compromisso o desenvolvimento infantil com responsabilidade e afeto.

Ficha Técnica
Título: Queimamufa! – 2ª temporada
Formato: Série infantojuvenil
Classificação indicativa: Livre
Público-alvo: Crianças de 7 a 9 anos
Produção: Giros Filmes
Show Runner: Bianca Lenti
Produção Executiva: Belisario Franca, Mauricio Magalhães
Direção: Bruno Bennec
Produção Criativa: Sophia Carregal
Roteiro: Veronica Honorato, Rose Caetano, Gabriel Souza, Gabrielly Oliveira, Letícia Hallack
Elenco: Thaia, Bernardo Marcelino, Thainá Gallo, Ignacio Aldunate, Elvira Helena, Higor Campagnaro, João Gabriel Pessanha, Maria Luiza Galhano. 
Exibição: Canal Futura
Temporada completa disponível também no GloboPlay com acesso livre

Sobre a Giros Filmes
A Giros Filmes atua há quase 30 anos no mercado audiovisual explorando diversos gêneros e formatos para TV, cinema e streaming. São mais de 70 obras produzidas, entre filmes e séries, exibidas em mais de 40 canais nacionais e internacionais como HBO, TV Globo, Arte 1, BBC, History, Discovery e Universal TV, além de plataformas de streaming como Globoplay e Max.
Em documentários, a produtora acumula prêmios e indicações nos festivais mais importantes do Brasil e do mundo. Em 2016, o documentário Menino 23 teve a honra de figurar na long-list do Oscar e, em 2024, a série documental Massacre na Escola se consagrou finalista do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro. Entre outros prêmios de prestígio mundial, a Giros já esteve entre os ganhadores do NY Film Festival, International Documentary Association (IDA), GP do Cinema Brasileiro, Festival de Gramado, Documenta Madrid e Montreal Black Film Festival.
Conheça mais sobre a história da Giros aqui.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISIDORO BECKER GUGGIANA
[email protected]


FONTE: Patrícia Rabello
Notícias Relacionadas »