EcoRodovias celebra conclusão de 2 anos do Sandbox Regulatório com o HS-WIM, projeto pioneiro de pesagem em movimento no Brasil
Com mais de 480 mil veículos fiscalizados, e é reconhecido internacionalmente
BEATRIZ OLIVEIRA
01/09/2025 11h12 - Atualizado há 21 horas
Divulgação EcoRodovias
Após dois anos de testes e desenvolvimento dentro do Sandbox Regulatório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a EcoRodovias encerra uma jornada marcada por inovação e pioneirismo no setor rodoviário. O High Speed Weigh in Motion (HS-WIM), implementado pela Ecovias Cerrado, concessionária que administra 437 quilômetros das BRs 364 e 365, foi o primeiro sistema de pesagem em movimento na velocidade da via do Brasil e consolidou-se como referência nacional e internacional em fiscalização de excesso de peso. O sistema trouxe um ganho de mais de 180% de eficiência em relação ao modelo tradicional (Posto de Pesagem Veicular - PPV), resultado direto do aumento de pesagens no mesmo período: 1.139 veículos no modelo convencional contra 3.328 no HS-WIM, quase três vezes mais. Apesar de contar com apenas seis pórticos em operação, enquanto há 38 postos de pesagem veicular tradicionais no país em rodovias concedidas, o HS-WIM respondeu por cerca de um a cada três autos de infração emitidos no país entre dezembro de 2024 e julho de 2025. Instalado inicialmente no km 640 da BR-365, em Uberlândia (MG), o HS-WIM permite pesar caminhões e ônibus em tempo real, sem necessidade de redução de velocidade, utilizando sensores de alta precisão embutidos no pavimento e câmeras inteligentes posicionadas em pórticos. Desde o primeiro dia de testes da balança, mais de 480 mil veículos já foram pesados (fiscalizados) pelo HS-WIM, em procedimentos que levaram, em média, 14 segundos. Do total, cerca de 10% deles foram detectados com sobrecarga, com veículos chegando a mais de 30 toneladas acima de seu limite legal permitido. Dados que reforçam a precisão e a eficiência da fiscalização. Além disso, o sistema foi responsável por pesar cerca de 12 milhões de toneladas. No modelo tradicional de pesagem, os veículos comerciais precisam reduzir drasticamente a velocidade e trafegam, em média, a apenas 7 km/h. Já no HS-WIM, a pesagem ocorre sem a necessidade de redução de velocidade, garantindo maior fluidez do tráfego: os veículos mantêm uma velocidade média de aproximadamente 70 km/h, com 100% de precisão e eficiência. Assim, o sistema permite que o transporte pesado circule em condições muito mais próximas ao limite da via, que é de 90 km/h, sem filas ou interrupções, garantindo também uma viagem mais segura e eficiente para todos que trafegam na rodovia. Além disso, as emissões de gases de efeito estufa por veículo (KgCO₂/veículo), decorrentes do tráfego de veículos pesados, são influenciadas principalmente pelo consumo de combustível nas frenagens e pela velocidade média dos veículos. O sistema HS-WIM contribui significativamente para a sustentabilidade, apresentando uma redução de 21,1% na intensidade de emissões fósseis por veículo em relação ao modelo tradicionalmente utilizado. A inovação não passou despercebida. O projeto foi finalista do GRI Infra Awards, na categoria Integração, e também representou o Brasil no cenário internacional como finalista do P3 Awards, considerado o “Oscar” da infraestrutura, na categoria Best Operational Projects, em cerimônia realizada em Nova Iorque, em outubro do ano passado. Esses reconhecimentos reforçam o compromisso da EcoRodovias com soluções tecnológicas de alto impacto, que melhoram a segurança, a sustentabilidade e a eficiência logística no país. “O HS-WIM é um exemplo claro de como a inovação tecnológica pode transformar a operação das rodovias. Conseguimos pesar todos os veículos que passam pelo trecho, 24 horas por dia, preservando a malha viária, aumentando a segurança e promovendo uma concorrência mais justa no transporte de cargas”, afirma o Gerente de Operações Rodoviárias da Ecovias do Cerrado, Bruno Araújo Silva. Para o Grupo EcoRodovias, o sucesso do HS-WIM confirma que investir em tecnologia é investir na qualidade do transporte e no desenvolvimento econômico do país. “Esse projeto reflete nossa capacidade de antecipar tendências e de implementar soluções inéditas no Brasil, sempre com foco no usuário e na sustentabilidade”, destaca Matheus Fernandes, Diretor Superintendente da Ecovias Cerrado. A Ecovias Cerrado foi responsável por implementar, de forma pioneira, o sistema HS-WIM no Grupo Ecorodovias, impulsionando sua expansão em outras operações. Atualmente, a tecnologia já está presente no km 264 da SP-310, em Araraquara (SP), já aferida para operação pelo órgão competente (IPEM), e é utilizada como pré-seleção na BR-116, km 135, em Magé (RJ), e no km 530, em Caratinga (MG), ambos sob concessão da Ecovias Rio Minas, assim como na BR-101, km 304, em Viana (ES). Essas iniciativas foram impulsionadas pelo Sandbox Regulatório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que incentiva a adoção de tecnologias inovadoras para ampliar a eficiência e a cobertura da fiscalização nas rodovias concedidas. “Com este e outros investimentos, o Grupo EcoRodovias reforça seu protagonismo e consolida sua posição como a maior operadora de malha rodoviária do país, reconhecida por sua excelência operacional, práticas ESG e liderança em inovação’’, finaliza Bruno. Sobre a EcoRodovias A EcoRodovias é a maior operadora de malha rodoviária do país. Controlada pelo Grupo ASTM, administra 12 concessões de rodovias em oito estados, somando 4,8 mil quilômetros, além de um ativo portuário e uma plataforma logística. Está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Com o propósito de viabilizar caminhos nunca antes imaginados, a empresa impulsiona o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária brasileira com inovação e eficiência. Além disso, está comprometida com a sustentabilidade, mantendo metas em temas relevantes como reduções nas emissões de CO2, segurança, diversidade, equidade e inclusão. Como resultado de suas práticas, integra importantes carteiras da B3, tais como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o ICO2 e o Idiversa. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br. Sobre a Ecovias Cerrado A Ecovias Cerrado administra, há cinco anos, 437 km das BRs 364 e 365, entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG), passando por 11 municípios. O trecho faz parte de uma das mais importantes rotas para o escoamento de grãos do Centro-Oeste até o porto de Santos-SP. Além de ser uma importante via para o abastecimento de Minas Gerais e da região sul de Goiás, principalmente de produtos da indústria, materiais de construção e alimentos. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Beatriz Oliveira Henrique
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