Quais são os critérios para uma boa escolha dos componentes?

Saiba a importância da seleção de componentes no mercado de segurança eletrônica

CRISTIANE MIRANDA
01/09/2025 13h06 - Atualizado há 15 horas

Quais são os critérios para uma boa escolha dos componentes?
Freepik

O mercado de segurança eletrônica está em plena expansão e em constante evolução tecnológica — uma realidade que torna absolutamente essencial a escolha criteriosa dos componentes que compõem os sistemas de vigilância por vídeo. Por que escolher bem os componentes é fundamental?

Câmeras, gravadores (DVR/NVR), switches, cabos e fontes de alimentação inadequadas podem comprometer a qualidade das imagens e a continuidade da operação do sistema. Sistemas mal equipados falham em momentos críticos, causando bloqueios, perda de gravações ou falhas na vigilância.

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), apontam que em 64% dos produtos lançados em 2024 continham a presença de Inteligência Artificial, assim, os componentes precisam ser compatíveis com software e hardware mais avançados. Se os dispositivos não suportarem essas tecnologias, o sistema se torna obsoleto rapidamente.

 Estabilidade operacional

Fontes de alimentação sólidas, nobreaks, estabilizadores e conectores de qualidade garantem operação 24/7, sem quedas ou ruídos. Um componente de baixa qualidade pode resultar em falhas intermitentes, danos por sobretensão ou até comprometimento das gravações.

“A escolha inadequada de componentes abre brechas tanto físicas quanto digitais. Produtos com certificação, procedência confiável e garantia robusta são menos suscetíveis a interrupções ou falhas, além de reduzirem riscos de invasões ou mau funcionamento”, afirma o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Veolink Renato da Silva Pereira.

A escolha acertada de componentes, fontes de alimentação e acessórios, aliada à confiança em fornecedores qualificados, é determinante para a eficácia, a longevidade e a segurança dos sistemas de vigilância por vídeo. “No nosso contexto brasileiro, com um mercado de segurança eletrônica superaquecido, impulsionado por IA e com forte geração de empregos, investir em qualidade e confiabilidade não é apenas recomendável — é estratégico”, finaliza Renato.

Sobre a Veolink
 
A Veolink é uma empresa do Grupo Graber que atua no Brasil desde 1958, e no segmento de segurança eletrônica desde 1982. É reconhecida nacionalmente como líder inovadora de soluções de tecnologia e serviços de engenharia correlatos. Possui cinco sedes no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e São Carlos. Realiza operações de engenharia (instalação e manutenção) em todos os estados da Federação.   



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CRISTIANE FABIOLA MIRANDA MALHEIROS
[email protected]


Notícias Relacionadas »