Premier League domina convocações da Seleção Brasileira no ciclo pós-Copa do Mundo

Liga inglesa foi responsável pelo maior número de jogadores chamados entre 2023 e 2025; Flamengo e Palmeiras lideram entre clubes

JORNALISMO ESPORTIVO99
28/08/2025 15h40 - Atualizado há 9 horas

Premier League domina convocações da Seleção Brasileira no ciclo pós-Copa do Mundo
Divulgação: Rafael Ribeiro/CBF
A Seleção Brasileira viveu um período de renovação no ciclo pós-Copa do Mundo de 2022, e os números das convocações deixam claro o protagonismo da Premier League no processo. Entre 2023 e 2025, dos 283 convocados, 106 jogadores atuam ou atuaram na liga inglesa, superando qualquer outra competição. O futebol brasileiro aparece em seguida, com Flamengo e Palmeiras como principais representantes.

No recorte entre os clubes que mais cederam jogadores, o Flamengo lidera com nove selecionáveis, seguido pelo Palmeiras, com seis, e Real Madrid, com quatro. Já os nomes mais frequentes, Marquinhos esteve presente em todas as 12 convocações e Vinicius Jr só ficou de fora da lista desta segunda-feira (25).


Com o foco em uma reconstrução e abrir espaço a uma nova geração, o ciclo até aqui contou 74 jogadores diferentes vestindo a camisa da Seleção, sendo 38 deles estreantes. Com uma expectativa alta na nova ‘safra de craque’, nomes como Estevão, Vítor Roque, João Pedro e Endrick começaram a ganhar mais espaço. Esse último, viveu um começo avassalador marcando gols nos amistosos contra Inglaterra e Espanha e esteve na lista de Dorival para a Copa América de 2024.

Técnicos e o peso da Premier League

O período que começou logo após a eliminação da Copa do Mundo do Catar, de forma dramática diante a Croácia, nos pênaltis, foi recheado de incertezas. Ao todo, foram quatro treinadores em pouco mais  de três anos: Ramon Menezes, Fernando Diniz, Dorival Jr. e Carlo Ancelotti. Ramon, responsável pelas primeiras listas pós-Tite, apostou em 14 estreantes, sendo 10 vindos do futebol nacional. Já Fernando Diniz destacou-se pelo número de convocados da Premier League: foram 28 atletas em três listas. Dorival Jr., que liderou a Seleção em cinco convocações, incluindo a Copa América de 2024, manteve a tendência, convocando 44 jogadores da Premier League e 31 do Brasileirão.

No comando atual, Carlo Ancelotti fez apenas duas convocações, mas manteve o padrão até aqui, foram 14 atletas da liga inglesa e 11 do futebol brasileiro. "A maioria absoluta dos melhores de cada país está na Inglaterra. Os demais, querem seguir para lá. Para formar uma seleção cujo objetivo é conquistar o principal título mundial, você precisa formar uma equipe capaz de vencer os melhores, e isso fica mais fácil se você busca enfrentar semanalmente os melhores. Não dá pra ignorar isso. Não é uma preferência, é uma condicionante”, comenta Thiago Freitas, CMO da Roc Nation, agência que cuida das carreiras de Vinicius Jr, Endrick, Paquetá e Martinelli.

O ciclo expôs uma característica que marcou o futebol brasileiro após o Qatar: a mescla entre a consolidação dos nomes já estabelecidos e a aposta em novos talentos. Segundo Cláudio Fiorito, CEO da P&P Sport Management no Brasil, esse movimento mostra um alinhamento da Seleção com a realidade do mercado internacional. "A Premier League concentra hoje alguns dos principais jogadores do mundo e isso se reflete nas convocações, não só do Brasil como a de diversas outras seleções. Nós vivemos um ciclo de transição, em que a mescla de jovens talentos e atletas já consolidados se tornou essencial para manter a competitividade e a evolução do trabalho”, analisa Fiorito.

Com mais quatro convocações previstas até a lista definitiva para a Copa do Mundo, Ancelotti e sua comissão tem se revezado para acompanhar os principais jogos realizados entre os times brasileiros, além de  estarem atentos também com a retomada do calendário europeu. “Um aspecto muito importante para a comissão técnica da Seleção, é a parte física. Para jogar na Seleção Brasileira, tem que estar 100%. A competição pelas vagas é muito grande, se não estiver bem fisicamente, não tenho nenhum problema em convocar outro jogador”, disse o treinador após o anúncio da última convocação.

TOP 10 TIMES COM MAIS CONVOCADOS

Flamengo: 9
Palmeiras: 6
Real Madrid: 4
Zenit: 4
Athletico-PR: 3
Botafogo: 3
São Paulo: 3
Arsenal: 3
Zenit: 3
Manchester United: 3

TOP 10 JOGADORES MAIS CONVOCADOS

Marquinhos (PSG): 12
Vini Júnior (Real Madrid): 11
Bruno Guimarães (Newcastle): 11
Ederson (Man City): 9
Danilo (Juventus e Flamengo): 9
Rodrygo (Real Madrid): 9
Rodrygo (Real Madrid): 9
Alisson (Liverpool): 8
Gabriel Magalhães (Arsenal): 8
Bento (Athletico e Al-Nassr): 7

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS FIGUEIREDO MARQUES
[email protected]


Notícias Relacionadas »