Caravana da Criança percorre escolas e instituições culturais em seis cidades do DF

Verbo Nostro
29/08/2025 17h01 - Atualizado há 7 horas

Caravana da Criança percorre escolas e instituições culturais em seis cidades do DF
divulgação
Brasília (DF), 29 de agosto de 2025 – O Coletivo Educação pela Arte dá início, em setembro, à 8ª temporada da Caravana da Criança, projeto que se consolidou como uma das iniciativas mais longevas e reconhecidas do Distrito Federal no campo da Educação pela Arte. Em formato itinerante, a trupe de músicos, cordelistas, artistas circenses e contadores de histórias visitará escolas de seis regiões administrativas – Sobradinho, Plano Piloto, Planaltina, Gama, Samambaia e Paranoá – promovendo oito apresentações culturais e oficinas interativas para aproximadamente 2.400 alunos, além de familiares e docentes.

A estreia da Caravana da Criança será no dia 2 de setembro, com atividades pela manhã na EC 01 do Paranoá e à tarde na EP 313/314 do Plano Piloto. No dia 3 de setembro, a trupe segue para Sobradinho, com apresentações na EC Santa Helena (manhã) e na EC 15 (tarde). Já no dia 4 de setembro, o projeto chega ao CED Gesner Teixeira, no Gama (manhã), e à EC 501, em Samambaia Sul (tarde). O encerramento desta temporada acontece no dia 5 de setembro, com atividades na EC Pedra Fundamental, em Planaltina (manhã), e no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, no Plano Piloto (tarde).


Com atividades multidisciplinares e a música como fio condutor, a Caravana já alcançou mais de 30 mil estudantes desde a sua criação, contribuindo para a formação de plateia, a sensibilização de novos públicos e o fortalecimento da identidade cultural local. O projeto foi reconhecido com menção honrosa no 1º Prêmio Paulo Freire de Educação, além de ter sido agraciado na Premiação Brasília 60 anos e na PNAB 2025.

Circo itinerante que semeia pertencimento
O formato de “caravana” foi pensado como uma metáfora do circo itinerante, que chega, deixa marcas afetivas e culturais e segue adiante. “Cada temporada da Caravana tem uma inspiração diferente. Nesta, decidimos contar a própria história do circo — suas tradições, personagens e memórias. É como abrir o picadeiro dentro da escola: entre risos, acrobacias e música, mostramos às crianças que o circo faz parte da nossa cultura e que essa magia também pertence a elas”, explica Erika Mesquita, que dá vida à palhaça Berinjela, ao lado do palhaço Trompetinho, interpretado por Atawallpa Coello.

Essa dimensão simbólica também é destacada pelo músico e sociólogo Nelson Latif, idealizador do projeto. “Como entes culturais independentes, não podemos interferir diretamente em políticas de Estado. Mas podemos chegar às comunidades escolares, despertar curiosidade, estimular a criatividade e gerar pertencimento”, explica o músico e sociólogo Nelson Latif, idealizador do projeto. Para ele, é um contraponto à força da mídia e da indústria cultural, reforçando a identidade dos estudantes a partir dos elementos encontrados em seu próprio ambiente.

Já o educador e músico Ismael Rattis destaca que a Caravana busca ampliar horizontes através da arte. “Nosso propósito é que cada oficina, cada espetáculo, seja uma experiência que fique na memória da criança, provocando novas formas de enxergar o mundo e criando registros emocionais que possam gerar transformações futuras.”

Oficinas e espetáculo interativo
Nesta temporada, os alunos terão acesso a oficinas de percussão, literatura de cordel, contação de histórias e circo. Todas as atividades culminam no espetáculo musical do grupo, construído de forma interativa, em que estudantes e professores também se tornam protagonistas da apresentação. “O objetivo geral das atividades é disseminar os gêneros culturais brasileiros, em especial da música. Nossas ações têm como enfoque a inclusão social, a formação de plateia e a valorização da educação pela arte”, destaca Rattis.

Sobre os artistas do projeto:
Atawallpa Coello
Atawallpa Coello é diretor, palhaço e acrobata com mais de 25 anos de experiência em circo e teatro. Formado em Artes Cênicas e especializado em técnicas circenses no Brasil e na França, é co-fundador da Cia. Circo Rebote, referência na pesquisa da acrobacia cômica. Criador e diretor de espetáculos premiados, como Columpio e Inka Clown Show, já levou sua arte a importantes festivais e teatros no Brasil, Europa, Américas e Ásia, conquistando reconhecimento internacional.

Erika Mesquita
A acrobata e palhaça Erika Mesquita integra a Cia. Circo Rebote ao lado de Atawallpa Coello. Criada há 20 anos, a companhia reúne circo, teatro e espetáculos de rua, associados a pesquisas de variadas linguagens artísticas. O Circo Rebote participa de festivais em diversas cidades do Brasil e em outros países como Peru, México, Chile, Alemanha, França, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda e Porto Rico, Índia, Áustria e Peru, sempre conquistando grande êxito junto ao público.

Isabella Rovo
A artista atua com música, literatura de cordel, produção cultural e arte-educação, sempre atrelada a movimentos coletivos. É coordenadora do Ponto de Cultura COEPi e faz parte do Coletivo Educação Pela Arte e do Dandô - Circuito de Música Dércio Marques. É cantora e produtora dos grupos Camerata Caipira, Choro na Calçada e Zabumba de Chita, entre diversos projetos culturais.

Ismael Rattis
Formado em Música pela UnB (Universidade de Brasília), o músico e educador reúne experiências com a Funqquestra, Trem Caipira, Trio Baru e Carlinhos Veiga & Banda. Além das aulas no Instituto Batucada Organizada, Rattis ministra oficinas de percussão em projetos culturais variados como “Eu Faço Cultura”, “Caravana da Criança”, entre outros.

Nelson Latif
O violonista, cavaquinista e sociólogo, de São Paulo (capital), tem formação erudita e encontrou no Choro a sua principal referência. Representante da boa safra de músicos paulistanos da década de 1980, Latif possui formação musical em Jazz e Choro e atua nos principais palcos brasileiros e europeus. É também integrante do Trio Baru e da Camerata Caipira, além de diversos projetos que têm a arte-educação como base do seu trabalho.

Sandro Alves
Unindo teoria e prática, Sandro Alves é percussionista e atua projetos no Brasil e no exterior e também com oficinas educativas de percussão. O músico integra o Trio Baru, é conhecido por trabalhar com ritmos tradicionais brasileiros e influências modernas. É pesquisador da cultura folclórica brasileira, o que fundamentou sua musicalidade nos instrumentos de percussão.

Victor Batista
De Belo Horizonte, o compositor, violeiro, cantor, pesquisador, produtor musical e contador de histórias, Victor Batista, é formado em Letras pela UNI-BH e em Canto Lírico pela UEMG. Trabalha com arte-educação, em especial na iniciação musical de crianças e jovens. Destaca-se por seus álbuns autorais: “Além da Serra do Curral” e “Manchete do Tico-Tico”.

Para saber mais sobre o Caravana da Criança, acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=gUqS9stcKRY
https://www.instagram.com/educacao.pela.arte/
https://www.facebook.com/Coletivo-Educação-pela-Arte-248285562499346
https://circorebote.com/


Serviço
Evento: 8ª edição da Caravana da Criança | DF

Data: 2 a 5 de setembro de 2025
Locais: escolas públicas de Paranoá, Plano Piloto, Sobradinho, Gama, Samambaia e Planaltina
Atividades: espetáculo musical e oficinas de percussão, literatura de cordel, contação de histórias e circo.

Programação da Caravana da Criança – Setembro 2025
2/9
Matutino: EC 01 PARANOÁ
Vespertino: EP 313/314 PLANO PILOTO

3/9
Matutino: EC Santa Helena SOBRADINHO
Vespertino: EC 15 SOBRADINHO

4/9
Matutino: CED Gesner Teixeira GAMA
Vespertino: EC 501 - SAMAMBAIA SUL

⁠5/9
Matutino: EC Pedra Fundamental PLANALTINA
Vespertino: CEEDV PLANO PILOTO

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


FONTE: https://www.instagram.com/verbonostro/
Notícias Relacionadas »