Das apostilas ao feed: como as redes sociais estão revolucionando a preparação para provas e novos rumos de carreira

Pesquisa com mais de 12 mil estudantes mostra que 77% acompanham influenciadores digitais, muitos deles voltados a temas como educação, trabalho e desenvolvimento profissional

GIOVANNA MIRANDA
26/08/2025 10h23 - Atualizado há 5 horas

Das apostilas ao feed: como as redes sociais estão revolucionando a preparação para provas e novos rumos de
Passei Direto

Hoje em dia, as mídias sociais transcendem o simples lazer, servindo como instrumentos para auxiliar alunos e trabalhadores que buscam novos caminhos profissionais. Uma nova pesquisa, chamada “O Futuro do Estudo Formal”, realizada pelo Passei Direto, maior rede de estudos da América Latina, com mais de 12 mil alunos, mostrou que 77% dos entrevistados têm interesse em seguir influenciadores digitais.  

Mais do que acompanhar perfis por entretenimento, os jovens estão especialmente interessados em conteúdos voltados a carreira, estudo e trabalho. Assuntos como entretenimento, humor e cultura vem logo em seguida, enquanto games e tecnologia são os assuntos menos buscados atualmente.  

O destaque para os temas voltados para educação e carreiras mostra que muitos estudantes usam as redes sociais como fonte de orientação profissional, para ter dicas de estudo, se aprofundar nos assuntos acadêmicos e até obter motivação para sua trajetória de carreira. 

O aprendizado deixou de acontecer apenas nos livros, hoje ele vive no feed, nos vídeos curtos e nas interações entre os próprios estudantes. As redes sociais criaram um ecossistema de estudo muito mais dinâmico, colaborativo e personalizado, capaz de se adaptar à rotina e ao estilo de vida de cada jovem. Ao mesmo tempo em que buscam entretenimento, eles encontram conteúdo sobre carreira, estudo e mercado de trabalho, o que acaba influenciando decisões importantes sobre seu futuro profissional. O celular vira uma ponte entre o conhecimento e a construção de novos caminhos”, afirma Ricardo Guia, Diretor Geral do Passei Direto.  

Muitos estudantes seguem influenciadores especializados em suas áreas de interesse, que compartilham técnicas de estudo, experiências pessoais e resoluções comentadas de provas. Também recorrem a perfis de resumos visuais e mapas mentais no Instagram e no TikTok. Já no YouTube, é possível se inscrever em canais voltados para temas específicos e aprofundar o conhecimento com videoaulas, explicações detalhadas e análises de conteúdos cobrados em provas e concursos. 

Redes de estudo como o Passei Direto, que é referência para quem busca reforço nos estudos ou quer dar um passo a mais na carreira, oferecem resumos, exercícios personalizados, videoaulas e mapas mentais organizados por disciplina e curso, muitos deles produzidos pela própria comunidade de estudantes. 

Além disso, as redes sociais também têm impulsionado movimentos de transição de carreira, servindo como fontes de conteúdo sobre soft skills, liderança, novas áreas do mercado e experiências reais de quem já passou por mudanças profissionais. É cada vez mais comum encontrar pessoas em processo de reinvenção seguindo perfis que compartilham relatos inspiradores, desafios enfrentados e caminhos possíveis para uma nova trajetória.  

As redes sociais viraram verdadeiras vitrines de tendências e habilidades valorizadas, especialmente em temas como inteligência emocional, produtividade e trabalho remoto. A gente percebe um crescimento claro no número de pessoas que investem em cursos e certificações rápidas, muitas vezes descobertos no próprio feed, como forma prática e acessível de adquirir novas competências”, afirma Guia. 

Falando novamente da pesquisa “O Futuro do Estudo Formal”, mais de dois terços dos estudantes reconhecem algum benefício profissional em ser ativo nas redes sociais.  Além disso, 72% dos usuários veem valor em construir uma presença online para alavancar oportunidades de carreira. 

Esses dados sugerem que, embora poucos desejem seguir a profissão de influenciador, a maioria compreende o poder das redes sociais como ferramenta complementar à vida profissional. Paralelamente, criar e compartilhar conteúdo sobre a própria área de interesse tem se mostrado uma estratégia para ganhar visibilidade e atrair conexões. Funciona como um portfólio dinâmico e público, que evidencia interesses, evolução e conhecimento técnico.  

A carreira, que antes seguia caminhos mais lineares, hoje é moldada por conteúdos que surgem no feed, democratizando o acesso à informação, ao networking e à construção de novas trajetórias profissionais. 

Confira o estudo completo.  


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA DA SILVA MIRANDA
[email protected]


Notícias Relacionadas »