Cresce busca por academias em condomínios, residências e hotéis no Brasil

Dados revelam alta procura por equipamentos para atividade física e bem-estar, muito além das academias

CARLOS SOARES
25/08/2025 19h43 - Atualizado há 12 horas

Cresce busca por academias em condomínios, residências e hotéis no Brasil
Divulgação

São Paulo, agosto de 2025. A pandemia do Covid-19 mudou a relação do público com as academias e espaços montados em residências e condomínios ganharam protagonismo nas cidades. A prática de realizar exercícios no ambiente onde se vive começou a ganhar cada vez mais adeptos no Brasil, estimulando as pessoas a estabelecerem hábitos mais saudáveis em meio à correria do dia a dia.

Não demorou muito para que hotéis também entendessem as tendências do mercado. Hoje, locais de hospedagem se empenham em oferecer equipamentos de ponta para que seus hóspedes possam manter suas rotinas de treino. E os dados têm confirmado a expansão do setor.

De acordo com levantamento de NMHC/Grace Hill, duas organizações conhecidas pelo foco voltado ao setor imobiliário multifamiliar, 70% dos moradores afirmam que só alugariam ou comprariam imóveis com espaço de academia inclusos. Já um estudo do Cornell Center for Hospitality Research aponta que 43% dos hóspedes de hotéis planejam se exercitar durante a estadia. E uma pesquisa da TripAdvisor mostrou que 53% dos viajantes se exercitam na viagem – e mais da metade prefere usar a academia do hotel como local para a atividade, destacando sua importância como diferencial competitivo no mercado.

Gustavo Almeida, diretor executivo da Fitness Brasil - plataforma omnichannel do ecossistema de fitness, esporte, saúde e bem-estar -, amplia a constatação, explicando que as pessoas foram se adaptando a este novo mundo, levando a uma espécie de comportamento híbrido:

“As academias de condomínios e hotéis deixaram de ser concorrentes das academias comerciais. Hoje, são complementares. É um movimento que se resume em treinar em casa ou durante as viagens e buscar espaços que proporcionem socialização, variedade de equipamentos e senso de comunidade. No fim, o verdadeiro vilão é o sofá. Quem começou, tende a combinar espaços e manter a prática ativa”, explica o executivo.
 

Conceito ampliado

Temas como saúde mental, sono e qualidade de vida ampliaram o escopo da “academia” para além de um local que oferece apenas treinos básicos. Atualmente, é possível encontrar espaços de exercício físico integrados a spas, saunas, locais de recuperação e até estética.

O principal desafio de todo esse mercado, no entanto, é que a maior parte de síndicos, incorporadoras e gestores hoteleiros não possui conhecimento necessário para comprar equipamentos para suas academias. Esta é uma habilidade que exige entendimento sobre vida útil dos aparelhos, manutenção de peças de reposição, relação entre custo e desempenho, entre outras coisas.

Atenta à tendência e aos debates no setor, além de sua programação já tradicional, a Fitness Brasil Expo 2025 – o maior evento de fitness e bem-estar da América Latina – preparou conteúdos especiais para síndicos, arquitetos, incorporadoras e hoteleiros. A programação acontecerá na quinta-feira, 28 de agosto, a partir da abertura oficial, às 10h, com apresentação do humorista Marcelo Marrom e palestra “Desmarketize-se” de João Branco (ex-CMO do McDonald’s).


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CARLOS ALBERTO PINTO SOARES JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »