Mitsubishi Electric transforma a jornada de vencedores de concurso em oportunidade profissional

Na primeira edição da competição, alunos de centro técnico do Maranhão e do interior de São Paulo ganharam estágio na empresa Promovido pela companhia, MECA é compromisso com a formação de novos talentos

PORTA VOZ
21/08/2025 09h26 - Atualizado há 5 horas

Mitsubishi Electric transforma a jornada de vencedores de concurso em oportunidade profissional
Porta-Voz
 

Na semana de comemoração ao Dia do Estagiário (18/08), a Mitsubishi Electric do Brasil reforça seu compromisso com a formação de novos talentos por meio da – Mission, Experience, Communication & Achievement. A competição, promovida pela divisão de Automação Industrial da companhia, reúne instituições de ensino superior e técnico de todo o país nas áreas de Engenharia, Automação Industrial e correlatas, incentivando os estudantes a desenvolverem projetos criativos e inovadores utilizando produtos da empresa.

 

Pedro do Carmo Sampaio foi vencedor da primeira edição do prêmio pelo IFSP Sertãozinho, interior de São Paulo. Ele é um dos autores do projeto “Proposta de diagnóstico inteligente softsensor para máquinas rotativas”: “Tanto a competição quanto o estágio foram períodos repletos de aprendizados e representam alguns dos momentos mais marcantes da minha vida até agora. Na Mitsubishi Electric, aprendi sobre resiliência, dedicação e organização. Foi uma experiência única que ampliou meus horizontes e me deixou mais preparado para o mercado de trabalho”, conta Pedro, que está concluindo a graduação em Engenharia Elétrica.

 

Já Luiz Gustavo Pereira Barros venceu na categoria ensino técnico. Aluno do Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Imperatriz, no Maranhão, foi para São Paulo para estagiar na sede da empresa. Ele apresentou junto com os colegas a solução Aplicação de iOT em um Sistema de Manufatura Automatizado para Indústria 4.0: “Tive contato com servo motores, servo amplificadores e robôs colaborativos. Hoje, trabalho com automação e já integrei robôs em indústrias. Na semana que vem, viajo para a China para um treinamento. A experiência na MECA e na Mitsubishi foi fundamental para chegar até aqui”, destaca.

 

Em 2025, a Brasil chega à sua segunda edição com o tema “Inovação e Sustentabilidade: O Impacto da Automação Industrial no Meio Ambiente”. A grande final será realizada nos dias 4 e 5 de novembro, em São Paulo, reunindo equipes finalistas para apresentar soluções capazes de otimizar processos, reduzir desperdícios e minimizar impactos ambientais. Os vencedores terão, entre os prêmios, a oportunidade de estagiar na Mitsubishi Electric.

 

Para o presidente da Mitsubishi Electric Brasil, Fabiano Lourenço, a é mais do que uma competição: é um projeto de transformação: “Nós temos muito orgulho de trazer essa iniciativa para o Brasil. Ela nasceu na Ásia, e somos pioneiros na América Latina em realizá-la. O objetivo é oferecer aos jovens a chance de aplicar a indústria 4.0 de forma positiva para o meio ambiente, desenvolvendo projetos que melhorem a sociedade. É gratificante ver que talentos surgem de todas as regiões, como na última edição, vencida por um colégio técnico de Imperatriz, no Maranhão, provando que boas ideias não têm fronteiras”, afirma.

 

Para André Chimura, gerente geral da divisão de Automação Industrial, essas histórias mostram o real impacto do projeto. “Ainda temos uma participação maior de instituições do Sudeste e Sul, mas casos como o do Maranhão reforçam a importância de criar oportunidades iguais. A é um espaço para que o estudante mostre sua capacidade, independente de onde venha. E quando vemos esses jovens transformando o estágio em carreira, sabemos que estamos no caminho certo”, conclui.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA FERNANDA GUIDA ESCOBAR CARVALHAES
[email protected]


FONTE: Fabiano Lourenço, Presidente da Mitsubishi Electric (ao centro) com estudantes que participaram da última edição da MECA. Foto: Divulgação
Notícias Relacionadas »