Inverno mais frio em 30 anos acende alerta para risco de perda de eficácia de medicamentos sensíveis

Grupo Polar, referência nacional em soluções para a cadeia do frio, reforça a importância do controle térmico no transporte e armazenamento de fármacos

VIVIANE BUCCI
21/08/2025 10h57 - Atualizado há 7 horas

Inverno mais frio em 30 anos acende alerta para risco de perda de eficácia de medicamentos sensíveis
Foto: Divulgação/Polar

Agosto de 2025 - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que o inverno deste ano está sendo o mais frio dos últimos 30 anos na capital paulista. A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de alerta para baixas temperaturas desde 22 de junho. Segundo meteorologistas da Climatempo, o mês de agosto seguirá com extremos acentuados de temperatura, o que significa que o calor deve ganhar cada vez mais espaço, com dias de aquecimento acima do normal, mas sem que o frio tenha ficado para trás. A primeira onda de frio de 2025 chegou ao Brasil no fim de maio e, desde então, sucessivas massas de ar polar provocaram quedas acentuadas na temperatura ou ajudaram a mantê-las em patamares mais baixos.

Assim como o calor excessivo, as baixas temperaturas também podem comprometer a eficácia de medicamentos sensíveis, um dos principais pontos de atenção para a indústria farmacêutica e para os serviços de saúde, especialmente em um país de dimensões continentais e grande diversidade climática como o Brasil.

De acordo com a farmacêutica e diretora técnica da companhia, Liana Montemor, do Grupo Polar - referência nacional em soluções para a cadeia do frio e embalagens térmicas para transporte e armazenamento de produtos termossensíveis -, tanto o excesso de calor quanto o frio extremo podem degradar o princípio ativo dos medicamentos, tornando-os ineficazes. “O choque térmico é tão prejudicial quanto a exposição prolongada ao calor. Uma queda brusca de temperatura, por exemplo, pode comprometer a estabilidade de vacinas, insulinas e outros fármacos”, explica Liana.

A empresa fabrica caixas e bolsas térmicas, dataloggers, rastreadores e monitores de temperatura, além de oferecer serviços de qualificação, treinamento e consultoria para empresas que lidam com produtos sensíveis. “Medicamentos como insulinas e vacinas precisam ser transportados com sistemas ativos ou passivos de controle térmico. Isso inclui caixas com gelos específicos para cada faixa de temperatura, bolsas térmicas qualificadas ou até caminhões refrigerados”, detalha Liana.

Medicamentos são produtos que exigem cautela desde a produção até a chegada ao consumidor final. Em condições ideais, produtos termolábeis — sensíveis à variação de temperatura — devem ser mantidos de 2 a 8 °C. No início do transporte, o detentor do registro geralmente garante a manutenção da cadeia do frio. No entanto, conforme o medicamento avança pelas etapas de distribuição, torna-se cada vez mais difícil assegurar que todos os envolvidos possuam o conhecimento ou a tecnologia necessária para preservar a refrigeração.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% dos medicamentos termolábeis ficam propensos à perda de eficácia quando chegam ao paciente devido à quebra da cadeia do frio durante o transporte. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também alerta que a movimentação em condições térmicas inadequadas pode afetar o fármaco e causar reações inesperadas, que podem variar desde a ineficácia do medicamento até um possível efeito adverso no paciente.
 

Sobre o Grupo Polar - Com experiência e competência técnica há mais de duas décadas, é pioneiro no desenvolvimento de elementos térmicos (gelos), atua com a fabricação de caixas, bolsas térmicas, dataloggers, rastreadores e monitores de temperatura, incluindo serviços de qualificação, treinamento e consultoria. A companhia foi a primeira empresa no Brasil a investir em desenvolvimento de pesquisas e soluções personalizadas em Cold Chain, garantindo os padrões e certificações regulatórias nacionais e internacionais em todo o processo.

Para conhecer mais sobre os produtos do Grupo Polar, acesse o canal de e-commerce Polar Store.
 

Assessoria de imprensa - Predicado Comunicação

Fátima Costa – [email protected] (11) 99748-1732 WhatsApp

Alanis Zamengo – [email protected] (11) 99571-7400 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani - [email protected] - (11) 9 9144.5585 WhatsApp


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE SOARES BUCCI
[email protected]


Notícias Relacionadas »