O XXIX Congresso Brasileiro de Nutrologia (CBN 2025), promovido pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), será realizado de 25 a 27 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Reconhecido como o maior evento mundial da especialidade, o Congresso reunirá autoridades científicas nacionais e internacionais, apresentando novas diretrizes, avanços científicos e debates sobre obesidade, nutrição clínica e saúde metabólica.
Entres os destaques internacionais, a palestra sobre Nova definição de Obesidade Clínica, com o Prof. Dr. Eugenio Cersosimo - médico endocrinologista, professor de Medicina e diretor científico de Pesquisas do Instituto de Diabetes do Texas (EUA).
O método, mais preciso que o tradicional Índice de Massa Corporal (IMC), incorpora medidas de circunferência abdominal e exames de imagem para identificar o excesso de gordura corporal, especialmente a gordura visceral, associada ao maior risco de complicações metabólicas e clínicas.
“A simples determinação do IMC é passível de falha, pois pode incluir indivíduos sem excesso de gordura corporal e excluir aqueles com gordura visceral elevada, mesmo com IMC inferior a 30 kg/m². Essa nova definição, já adotada com sucesso em diversos países, pode tornar o diagnóstico mais assertivo”, afirma Dr. Cersosimo.
O Dr. Marcelo Yaffé, médico internista, chefe da Unidade de Suporte Nutricional Especial do Hospital Pasteur de Montevidéu e membro da Comissão Diretiva da FELANPE, participará com três palestras que, embora independentes, se conectam pela relevância clínica:
A programação do CBN 2025 inclui, ainda, palestras com outros especialistas internacionais, entre eles:
A programação detalhada está disponível no site oficial do CBN 2025.
O credenciamento para imprensa pode ser feito neste link
Sobre a ABRAN
Criada em 1973, a ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia – é uma sociedade de especialidade médica oficial do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Comissão Nacional de Residência Médica e tem a função de promover a Educação em Nutrologia, para todos. Dentro desse contexto inclui-se a outorga para obtenção de título de especialista em Nutrologia, de acordo com as normas dos editais promovidos em conjunto com a AMB e CFM.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDREA ROSA SIMOES
[email protected]