Summit ESG 2025 reforça urgência de enfrentar desafios climáticos e sociais

Evento promovido pelo Estadão traz reflexão sobre a reação global ao ESG, o papel do Brasil na COP‑30 e os caminhos para a transição climática e social

ROSANGELA ANDRADE
21/08/2025 12h26 - Atualizado há 10 horas

Summit ESG 2025 reforça urgência de enfrentar desafios climáticos e sociais
Divulgação/Estadão

O Estadão Summit ESG 2025 vai ser realizado no dia 21 de agosto, das 8h30 às 18h, no Teatro Bravos, em São Paulo. "Um alerta: não é possível ignorar os desafios climáticos e sociais" é o tema do encontro, que destaca dois contextos decisivos: a crescente reação ao ESG nos Estados Unidos e a realização da COP‑30 no Brasil.

Logo após a abertura, feita pelo Diretor de Redação do Estadão, o jornalista Eurípedes Alcântara, o Secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Ramalho Dubeux, falará sobre o plano de transformação ecológica brasileiro. Na sequência, Marcelo Donnini Freire, Presidente do Instituto Sigma, conselheiro da OMA Ativos Ambientais e fundador da Vivens Business School e YvY Capital dará uma palestra magna sobre as oportunidades para o Brasil quando o assunto é a inovação ambiental.

Ao longo do dia, a programação contará com cinco painéis:

Painel 1 | Novos tempos e a diversidade

Painel 2 | Onda política contra ESG e o desmantelamento da governança

Painel 3 | COP-30: a conferência mundial, o propósito e a sua importância

Painel 4 | Financiamento climático: iniciativas soberanas e privadas

Painel 5 | Transição energética: a ordem global e os dilemas brasileiros

A primeira rodada de discussões abordará como as empresas americanas estão reduzindo compromissos com diversidade sob a administração Trump e reflexos no Brasil, incluindo impactos na inclusão corporativa e no legislativo brasileiro. Já o segundo painel, ‘Onda política contra ESG e desmantelamento da governança’ examina o movimento anti‑ESG nos EUA, incluindo a retirada do termo ESG pela BlackRock e resistência da SEC às regras climáticas, e avalia a repercussão dessa medida no Brasil e no mundo.O tema ‘COP‑30: a conferência mundial, o propósito e a sua importância’ será pauta do terceiro painel e discute a realização da COP‑30 em Belém e a evolução dos compromissos nacionais (NDCs), bem como o papel de setores público e privado na meta global rumo ao Net Zero. O‘Financiamento climático: iniciativas soberanas e privadas’ será abordado no quarto painel e a nova meta global revisada na COP‑29, o Novo Objetivo Coletivo Quantificado (NCQG), além do panorama de fundos climáticos, mercado de créditos de carbono e mecanismos de financiamento verde operantes no Brasil serão discutidos.

O último painel do evento ‘Transição energética: a ordem global e os dilemas brasileiros’, contextualiza a urgência de migrar da matriz baseada em fósseis para renováveis; destaca que o Brasil já obtém cerca de 85% de sua matriz energética de fontes limpas , mas encara desafios regionais como dependência de térmicas a carvão e desigualdade tarifária.

O evento contará ainda com uma entrevista com Marcelo Billi, Head de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Anbima, além de dois bate-papos no formato Brand Talk com representantes do Banco da Amazônia e da Ambipar. As inscrições para o Estadão Summit ESG 2025 podem ser realizadas diretamente na página do evento, no link “Ingressos”.


Serviço
Evento: Estadão Summit ESG 2025

Data: 21 de agosto de 2025 (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 18h
Local: Teatro Bravos (Rua Coropé, 88 - Pinheiros, São Paulo - SP)

Informações e inscrições: Link 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROSANGELA ANDRADE E SILVA
[email protected]


FONTE: Giusti Creative PR
Notícias Relacionadas »