Grupo L’Oréal no Brasil lança catálogo para conectar e impulsionar mais de 180 empreendedores da Pequena África

Documento inédito, que reúne negócios locais, reforça o compromisso da companhia com o fortalecimento do empreendedorismo e da inclusão econômica

FLáVIA PEREZ
20/08/2025 21h35 - Atualizado há 4 horas

Grupo L’Oréal no Brasil lança catálogo para conectar e impulsionar mais de 180 empreendedores da Pequena
Foto/Divulgação
O Grupo L’Oréal no Brasil lançou, nesta semana, um catálogo inédito que reúne mais de 180 empreendedores mapeados na região da Pequena África, no Rio de Janeiro, território símbolo da herança afro-brasileira, e polo cultural e econômico da cidade. Desenvolvido em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), o material funciona como uma ferramenta de visibilidade e conexão entre os negócios locais e potenciais clientes, fornecedores e investidores.

O evento de lançamento foi realizado na sede do Grupo L’Oréal, também localizada na região da Zona Portuária carioca. Além do lançamento do catálogo, a data também marcou uma nova fase do projeto, que envolverá capacitação e formação aos empreendedores, em uma parceria com o Sebrae. Mais de 70% dos empreendimentos mapeados são liderados por mulheres, e 69% de seus fundadores se autodeclaram pretos ou pardos. Entre os mapeados, destacam-se negócios voltados para artesanato, gastronomia, produção de eventos, saúde, entre outros, sendo que 70% dos empreendimentos têm produtos ou serviços voltados para a população negra ou para equidade racial, reforçando a relevância desses empreendimentos para a preservação da história da região. 


Para Flavia Bitencourt, Gerente de Compras do Grupo L’Oréal no Brasil, área idealizadora do projeto, essa é uma oportunidade de impactar não apenas a cadeia de suprimento direta da L’Oréal. Ao disponibilizar o catálogo para outras empresas, a companhia reforça seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo, criando pontes que podem ampliar oportunidades de contratação e parcerias, tanto por empresas quanto pelo consumidor final.

“O catálogo é mais do que uma lista de negócios. É uma vitrine de histórias, talentos e iniciativas que merecem ser vistas e valorizadas. Queremos que essa rede cresça e se fortaleça, gerando impacto real para a comunidade”, afirma Helen Pedroso, diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos do Grupo L’Oréal no Brasil.

De acordo com Vandré Brilhante, presidente do CIEDS, instituição responsável pelo mapeamento, diagnóstico e construção do catálogo, o grande legado é valorizar quem vive e empreende na região. “Nosso objetivo é garantir que a identidade e a memória da Pequena África sejam preservadas e fortalecidas, transformando-as em ativos que gerem renda e promovam a inclusão de seus moradores nos processos de desenvolvimento”, afirma.

Além de promover a conexão dos empreendedores com empresas da região, a nova fase é marcada pela parceria com o Sebrae, a fim de contribuir para o desenvolvimento desses negócios. Com o levantamento dos maiores desafios enfrentados por esses empreendedores, o Sebrae construiu trilhas formativas específicas que vão fortalecer e impulsionar esses negócios.

“Desenvolver o potencial econômico sustentável da Pequena África, por meio de iniciativas para a valorização do empreendedorismo local, é fundamental para a construção de um Brasil mais justo e produtivo”, afirma Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Flavia Peres Serrano Lopes
[email protected]


FONTE: https://ludus.eco.br/
Notícias Relacionadas »