Site ilustrado ensina sobre mudanças climáticas

Plataforma Eunice, do Observatório do Clima, conecta, em linguagem didática, o passado, o presente e o futuro do clima, abordando também como economia e política se entrelaçam e influenciam a crise climática; conheça

MÁRCIO LEAL | INSTITUTO TIJUÍPE
21/08/2025 06h29 - Atualizado há 12 horas

Site ilustrado ensina sobre mudanças climáticas
Reprodução

O Observatório do Clima lançou, na segunda-feira (18/8), a plataforma Eunice (Espaço Unificado de Informação Climática e Engajamento). O projeto foi criado para ampliar o acesso à informação e facilitar a compreensão pública sobre as mudanças do clima.

O conteúdo foi pensado para apoiar o trabalho de gestões públicas e privadas da área de educação, professores e professoras, estudantes, jornalistas e qualquer pessoa interessada em compreender mais sobre o clima.

"São conteúdos brasileiros, consistentes, de fácil acesso e bem organizados. É uma felicidade para o Observatório do Clima contribuir com a atuação de educadores e demais agentes envolvidos na tarefa de explicar o que são as mudanças climáticas e quais as possíveis saídas para essa enorme crise”, afirma Joana Amaral, coordenadora de Engajamento e Mobilização.

O mapa que aparece logo no início convida as pessoas a explorarem os principais temas relacionados às mudanças climáticas. Dividido em cinco grandes blocos, como bairros de uma cidade, conecta o passado, o presente e o futuro do clima, abordando também como economia e política se entrelaçam e influenciam a crise climática.

Ao todo, são 14 capítulos com textos, ilustrações e gráficos, que podem ser baixados gratuitamente em PDF na plataforma. Entre os temas abordados, estão: efeito estufa, mudanças climáticas naturais, aquecimento global atual, efeitos das alterações do clima, negociações climáticas, papel da sociedade, impactos dos setores de energia e agropecuária, além da geoengenharia.

O nome da plataforma homenageia Eunice Foote (1819-1888), cientista estadunidense que descobriu a relação entre alguns gases atmosféricos e a radiação infravermelha três anos antes do irlandês John Tyndall, que entrou para a história como o descobridor do efeito estufa. A produção do material também envolveu uma equipe de mulheres: as jornalistas Priscila Pacheco e Leila Salim Leal e a climatologista Karina Bruno Lima, que fez a revisão técnica.

"Fazia muitos anos que a gente estava devendo ao público um guia para leigos com as informações essenciais sobre a física, a política e a economia do clima", conta Claudio Angelo, coordenador de Política Internacional do Observatório. "A ideia é aumentar um pouquinho a bibliografia em português sobre o tema, que ainda é limitada."

Fundado em 2002, o Observatório do Clima reúne hoje 133 integrantes, entre organizações socioambientais, institutos de pesquisa e movimentos sociais. Seu objetivo é ajudar a construir um Brasil descarbonizado, igualitário, próspero e sustentável.

Navegue na Plataforma Eunice


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]


FONTE: Instituto Tijuípe (https://www.institutotijuipe.org.br/post/site-ilustrado-ensina-sobre-mudancas-climaticas)
Notícias Relacionadas »