Instituto Cultural Vale e Movimenta Cultura lançam IA “Roboizinho” para auxiliar artistas e produtores na elaboração de projetos

A ferramenta gratuita utiliza inteligência artificial para orientar passo a passo a escrita e organização de projetos culturais. Está disponível no site movimentacultura.com.br

DYEGO RODRIGUES
20/08/2025 16h24 - Atualizado há 12 horas

Instituto Cultural Vale e Movimenta Cultura lançam IA “Roboizinho” para auxiliar artistas e produtores na
Ascom divulgação


Com a tecnologia cada vez mais presente na rotina criativa, o Movimenta Cultura lança a inteligência artificial “Roboizinho”, um assistente virtual que chega para facilitar a vida de artistas, produtores e gestores culturais de todo o Brasil. A ferramenta integra o Ciclo de Formação 100% Digital e Gratuito do Movimenta Cultura, projeto viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, parceria do Instituto Tatajuba e realização do Ateliê 22.

O Roboizinho é um agente virtual que une tecnologia e praticidade. Com inteligência artificial, ele traduz o universo da Lei Rouanet com orientações claras, exemplos práticos e uma linguagem acessível, ajudando a transformar ideias em projetos prontos para inscrição no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC).
Mais que uma ferramenta tecnológica, o Roboizinho atua como um parceiro de jornada: organiza e revisa textos, esclarece dúvidas sobre a Instrução Normativa MINC Nº 23/2025, e orienta sobre temas essenciais como orçamento, acessibilidade, distribuição gratuita, captação de recursos, execução e prestação de contas. De forma dinâmica, o assistente mantém o usuário atento e informado sobre os documentos exigidos e os prazos, garantindo que cada etapa do processo possa ser cumprida com segurança e confiança.
Sabe aquele amigo experiente que compartilha seu conhecimento de um jeito simples, assertivo e acolhedor? Assim é a metodologia utilizada pelo Roboizinho. Ele surgiu impulsionado pela poderosa tecnologia GPT (Generative Pre-Trained Transformer), da OpenAI, uma das mais avançadas do mundo quando o assunto é compreender e gerar linguagem natural e acessível.
Além da especialidade em orientações técnicas, o Roboizinho está disponível sem custo algum, para qualquer pessoa do Brasil que queira transformar ideias em realidade. Basta acioná-lo, que a distância encurta, a burocracia se simplifica e o sonho de realizar um projeto cultural fica muito mais perto de acontecer.
A interação com o público é feita por meio de um chat que simula uma conversa humana. O Roboizinho faz perguntas sobre o projeto cultural que o usuário deseja desenvolver e, com base nas respostas, gera textos personalizados. Quanto mais o usuário interage, mais detalhadas e completas se tornam as orientações.
Funcionamento
O Roboizinho funciona 24 horas por dia, mas sua performance depende diretamente dos serviços da OpenAI, já que está integrado à plataforma ChatGPT. O sistema utiliza “tokens” (unidades de processamento de texto) e, quando estes se esgotam, pode haver uma pausa temporária de cerca de uma hora para a retomada. No entanto, as conversas não se perdem, pois elas ficam registradas para usuários cadastrados.
Acesso ao Roboizinho e suporte
Para acessar, basta visitar o site movimentacultura.com.br, fazer o cadastro e baixar o Guia Didático, que traz as condições de uso e o link para o Roboizinho. Em caso de dúvidas ou sugestões, o contato pode ser feito pelo e-mail [email protected]
Parte de uma jornada completa de formação
O Roboizinho é um dos pilares do Ciclo de Formação 100% Digital e Gratuito do Movimenta Cultura, que também oferece uma websérie de três episódios e um Guia Didático. Esse conteúdo foi criado para apoiar de forma prática e inclusiva qualquer pessoa que queira transformar sua ideia em um projeto viável para aprovação na Lei Rouanet. Tanto a websérie quanto o guia mostram, com detalhes, como utilizar a ferramenta de forma estratégica.
A ideia nasceu da percepção de que a cultura, para florescer, precisa de duas forças caminhando juntas: a sabedoria prática de quem vive e produz no território e as ferramentas tecnológicas capazes de ampliar esse alcance. Ao unir conhecimento cultural e inovação, criamos pontes para que artistas, coletivos e produtores culturais no Maranhão e em todo o Brasil possam chegar a resultados sustentáveis e de transformação real”, destaca Solanda Steckelberg, gestora cultural e fundadora do Instituto Tatajuba.
Homenagem à cultura maranhense
O nome “Roboizinho” é uma homenagem à tradição do Bumba Meu Boi do Maranhão, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecido pela Unesco. Além do nome, o ícone da ferramenta também carrega referências visuais aos festejos maranhenses, reforçando o vínculo com a cultura nacional.
Trajetória do Movimenta Cultura
Em sua primeira edição, de abril de 2023 a março de 2024, o Movimenta Cultura realizou 61 oficinas voltadas à Gestão Cultural, circulando por 34 localidades, em 5 estados (Amazonas, Pará, Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo), e certificando 926 pessoas. Na edição de 2024, foram 413 pessoas certificadas, em sete oficinas presenciais no Maranhão e no Pará, uma oficina online com aulas ao vivo e o Seminário Territórios Criativos, com eventos em São Luís (MA) e em Canaã dos Carajás (PA). Como desdobramento, ocorreu ainda um bate-papo online aberto ao público, apresentando estudo de caso sobre cultura e criatividade enquanto ferramentas de transformação social e econômica.
Em 2025, o projeto fortalece seu propósito, ampliando a rede de conhecimentos, troca de experiências e oportunidades voltadas para a elaboração de projetos culturais. Itinerante e gratuito, o Movimenta Cultura é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, em parceria com o Instituto Tatajuba e realização do Ateliê 22, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de mil projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.

SERVIÇO
Movimenta Cultura 2025 lança “Roboizinho”, ferramenta de IA para projetos culturais
Acesse em: movimentacultura.com.br
Saiba mais:  instagram.com/movimenta.cultura

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DYEGO FERNANDO RODRIGUES ALMEIDA
[email protected]


Notícias Relacionadas »