Ribeirão Preto (SP), 17 de agosto de 2025 – O Concurso Literário Professora Zoraide Rocha de Freitas, realizado pela Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL), em parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, anunciou na manhã deste domingo (17) os vencedores do prêmio, durante a 24ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. Neste ano, a iniciativa recebeu mais de 500 inscrições de participantes de 77 cidades brasileiras e de países como Portugal, Alemanha e França. A premiação contemplou quatro modalidades – desenho, poema, conto e crônica – com temas inspirados em obras dos escritores homenageados desta edição da FIL.
Na categoria Desenho, voltada a crianças de seis a 10 anos, o primeiro lugar ficou com Thales Paixão Spirlandeli, da EMEF Eneida Pereira dos Santos de Aguiar, de Ribeirão Preto, com orientação do professor Vinicius Patrick de Pádua. O tema foi “Brincar com as nuvens e viver os sonhos”, baseado no livro O menino que andava sobre hipopótamos, de André Luís de Oliveira.
Na categoria Poema, estudantes de 11 a 13 anos escreveram sobre “Cartas para o futuro”, também inspirado na obra de André Luís de Oliveira. O trabalho vencedor foi “O futuro veste esperança”, de Maya Yamasita Faraoni, do Colégio Ideal, de Ribeirão Preto, sob orientação da professora Larissa Fernandez.
Na modalidade “Conto”, o tema foi “O silêncio das palavras”, com referência ao livro “Lugar de Fala”, de Djamila Ribeiro. A primeira colocada foi Sophia Sakamoto Giglio, do Colégio Athenas, de Cajuru (SP), autora de “O direito de dizer EU”, orientada pela professora Mirela Gisela de Oliveira Braga.
Já a categoria “Crônica”, voltada a autores adultos, teve como tema “À margem da vida”, inspirado em “O lado imóvel do tempo”, de Matheus Arcaro. O vencedor foi Lúcio Rodrigues Junior, de Tatuí (SP), com o texto “Vida à Beira: Nem Dentro, Nem Fora”.
Durante a premiação, a professora e coordenadora do concurso, Rosa Maria de Britto Cosenza, também representante da Academia Ribeirãopretana de Letras, destacou a importância de manter o diálogo em torno da literatura. “Mais uma vez, agradeço pela organização e pela oportunidade de refletirmos juntos sobre a produção literária. É fundamental que possamos conversar a respeito do que está sendo criado”.
No encerramento do concurso, o escritor Matheus Arcaro, homenageado nesta edição da FIL, deixou duas reflexões aos participantes: uma sobre educação e outra sobre literatura. “A educação é feita pelas pessoas, que são capazes de transformar o mundo. A literatura não salva o mundo, ela salva o minuto. E isso é suficiente: que os nossos minutos sejam salvos pela arte, pela literatura e pela cultura”.
Coordenadora do concurso desde 2017, Bettina Pedroso, do Núcleo de Projetos da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, afirmou que o alcance desta edição superou as expectativas e acredita que a participação será ainda maior no próximo ano. “Recebemos mais de 500 inscrições do mundo todo. É sempre uma surpresa ver novos autores, professores e escolas participando. Essa troca nos impulsiona a fazer melhor a cada ano”.
Sobre o concurso Criado em 2000, o Concurso Literário Professora Zoraide Rocha de Freitas faz parte da programação oficial da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. A iniciativa aproxima estudantes e público em geral da literatura e incentiva a produção artística inspirada em autores contemporâneos.
Vencedores:
DESENHO
1- Thales Paixão Spirlandeli
2- Sara Garcia Cáceres Pádua
3- Isabela Nader Lépore
POEMA
1 - Maya Yamasita Faraoni
2- Samyra Beatriz Alves Oliveira
3- Lorenzo Mininati Gutierrez
CONTO
1- Sophia Sakamoto Giglio
2- Luiz Carlos de Arruda Junior
3- Guilherme Philipe de Almeida
CRÔNICA
1- Lúcio Rodrigues Junior
2- Luíza Porfírio Martins Ferreira
3- Manuela Del Lama Titoto
A programação completa da FIL 2025 está disponível no site oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: www.fundacaodolivroeleiturarp.com
A realização da FIL conta com a parceria da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Governo, Casa Civil, Educação, Cultura e Turismo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esportes, Fiscalização Geral e Saerp; do Ministério da Cultura do Governo Federal, da Secretaria Estadual da Cultural, Economia e Indústria Criativa, Sesc e Senac.
Sobre a FIL A FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Possui 25 anos de história e realiza neste ano a sua 24ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país. Em 2024, o evento registrou público de 250 mil pessoas, presença de 260 escritores e mais de 400 atividades realizadas. O impacto na economia de Ribeirão Preto foi da ordem de R$ 5 milhões.
Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana
Patrocínio Ouro: GS Inima Ambient
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio: Apis Flora, AZ Tintas, Caldema, Caseli Tracan, Engemasa, RibeirãoShopping, Riberfoods, Pedra Agroindustrial S/A e TMA Máquinas.
Instituição Cultural: Sesc e Senac
Apoio Cultural: ACI-RP, Automotiva Cestari, Lopes Material Rodante, Macopema, Monreale Hotel, Santiago e Cintra Geotecnologias, Grupo Suprir, Tonin Superatacado e Santa Helena.
Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, CUFA Ribeirão Preto, Ong Arco-Íris, Coletivo Abayomi, A9 - Água Alcalina, Alma (Academia Livre de Música e Arte), IPCIC - Instituto Paulista de Cidades e Identidades Culturais, Casa Grafite Comunicação e Cultura, Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Educandário, Sesi, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Faculdade Metropolitana, Adevirp, Fundação Dorina Nowill Para Cegos, Ann Sullivan do Brasil, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, Caeerp, Dr. Cãopaixão - Projeto Cães de Terapia, Fada, RibDown, NeuroRib, Conventions & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Film Commission da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Instituto do Livro, RPMobi, Coderp, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.
Mais informações: www.fundacaodolivroeleiturarp.com Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP
Sobre a Fundação A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.