Educação financeira na infância: como conversar com as crianças sobre dinheiro desde cedo?

CAROLINA TIAGO
18/08/2025 12h27 - Atualizado há 10 horas

Educação financeira na infância: como conversar com as crianças sobre dinheiro desde cedo?
Divulgação

Série Queimamufa traz o tema em episódio divertido e educativo; especialista explica por que o assunto deve fazer parte da rotina familiar
Dinheiro não nasce em árvore — e nem aparece magicamente no caixa eletrônico. Apesar de ser parte do dia a dia, o tema ainda é pouco abordado com as crianças. A nova temporada da série Queimamufa, exibida no Canal Futura e disponível gratuitamente no Globoplay, busca mudar esse cenário ao apresentar, de forma lúdica, conceitos básicos de educação financeira no episódio “Figurinhas, mapas e bugigangas”.

Mas por que começar tão cedo?
Segundo Letícia Hallack, pedagoga e consultora educacional da série, “A infância é o momento ideal para desenvolver noções de valor, troca e planejamento. Quando ensinamos desde pequenos que o dinheiro tem limite, que precisamos fazer escolhas e que poupar pode ser divertido, estamos ajudando a formar adultos mais conscientes e preparados”.
Ensinar crianças a lidar com dinheiro não se resume a dar mesada. É uma oportunidade de desenvolver responsabilidade, paciência, empatia e até pensamento crítico. Em vez de proteger os pequenos de conversas sobre finanças, pais e educadores devem incluí-los nesses momentos com naturalidade, sempre utilizando uma linguagem simples e compreensível para eles.

6 dicas práticas para introduzir o tema em casa:

  • Use exemplos do dia a dia – Ida ao mercado, lanche na escola, troca de figurinhas: tudo pode virar uma conversa sobre valor, escolha e planejamento.
  • Dê uma pequena quantia semanal – Uma mesada simbólica ensina a administrar limites e priorizar desejos.
  • Jogos e brincadeiras são ferramentas preciosas na formação dos pequenos! Use a criatividade!
  • Incentive metas e economias – Criar cofrinhos ou tabelas visuais com objetivos (como comprar um brinquedo) estimula o senso de conquista.
  • Converse sobre trabalho e esforço – Explique como os adultos ganham dinheiro, o valor do tempo e o que significa “trocar trabalho por recursos”.
  • Use conteúdos audiovisuais educativos – Séries como Queimamufa facilitam o diálogo ao apresentar temas complexos com leveza e humor.


“Falar sobre dinheiro com as crianças não precisa ser complicado — e pode até ser divertido. Quanto antes começarmos, maiores as chances de criarmos adultos com uma relação mais saudável com o consumo, o trabalho e o planejamento”, completa Marina Souza.
Voltada para crianças de 7 a 9 anos, Queimamufa é uma produção da Giros Filmes que combina ciência, cultura pop e questões sociais em episódios cheios de criatividade. A série é exibida no Canal Futura e pode ser assistida gratuitamente no Globoplay.

FICHA TÉCNICA
Título: Queimamufa! – 2ª temporada
Formato: Série infantojuvenil
Classificação indicativa: Livre
Público-alvo: Crianças de 7 a 9 anos
Produção: Giros Filmes
Show Runner: Bianca Lenti
Produção Executiva: Belisario Franca, Mauricio Magalhães
Direção: Bruno Bennec
Produção Criativa: Sophia Carregal
Roteiro: Veronica Honorato, Rose Caetano, Gabriel Souza, Gabrielly Oliveira
Consultora Pedagógica: Letícia Hallack
Elenco: Thaia, Bernardo Marcelino, Thainá Gallo, Ignacio Aldunate, Elvira Helena, Higor Campagnaro, João Gabriel Pessanha, Maria Luiza Galhano.
Exibição: Canal Futura e temporada completa disponível também no GloboPlay com acesso livre



 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA PEREIRA TIAGO
[email protected]


Notícias Relacionadas »