São Paulo, agosto de 2025 – Desde 2023, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade lideram um projeto pioneiro de transição energética que está transformando a mobilidade urbana. No primeiro ano da iniciativa, 70% da energia consumida em suas operações já era de fonte renovável e, ao adotar esse sistema de abastecimento, as concessionárias reduziram em 79% a emissão de gases do efeito estufa. A cada viagem que os trens das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda percorrem por São Paulo, são transportados, em média, dois mil clientes, com a emissão de 0,04 toneladas de carbono por passageiro. Se essas mesmas pessoas transitassem pelas ruas de São Paulo com seus veículos, a emissão de gases poluentes seria de 0,08 toneladas, o dobro do que as emitidas pelo transporte público. Para compensar as emissões dos automóveis, seria necessário o plantio de cinco árvores nativas.
Como os trilhos são os principais ofensores de emissões de eletricidade, em 2024, a meta foi superada e 100% da energia utilizada passou a ser limpa e de autoprodução, consolidando um marco para o setor. Uma parte da eletricidade que abastece as operações comerciais é gerada por fonte eólica no estado do Piauí. Essa energia alimenta trens, ar-condicionado, portas de plataforma, bloqueios, escadas rolantes, elevadores e todos os sistemas das estações, garantindo que a jornada de cada passageiro seja livre da emissão de gases poluentes. Em média, um passageiro consome, 3,7kWh de energia totalmente renovável por viagem, reforçando o papel do transporte sobre trilhos da ViaQuatro e ViaMobilidade como uma alternativa duplamente sustentável.
Durante a operação comercial das concessionárias, a energia renovável é otimizada com uma programação elaborada na necessidade da oferta e demanda, que variam de acordo com o fluxo de clientes e horários de pico, que geralmente acontecem durante as manhãs e no período da tarde para noite. Há uma regeneração dessa energia quando os trens freiam nas paradas entre as estações que maximizam a potência do trem que está acelerando, distribuindo integralmente, toda essa energia. Essa compensação energética permite equilibrar o consumo energético conforme a necessidade.
“Nosso compromisso é com o futuro. Ao operar com energia 100% renovável, oferecemos aos nossos clientes uma experiência de mobilidade que respeita o meio ambiente e contribui para a redução da pegada de carbono nas cidades”, afirma Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro e ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.
Sustentabilidade nos trilhos
Essa iniciativa integra uma estratégia robusta de descarbonização e responsabilidade socioambiental da Motiva, holding responsável pelas operações das concessionárias. Parte da Ambição 2035, essa agenda é guiada por pilares estratégicos como a redução do risco climático e da pegada ambiental com a substituição de sistemas de climatização por gás R32 (menos poluente), e projetos de resiliência climática para enfrentar eventos extremos, além de metas ambiciosas de redução de emissões: 59% até 2033 e neutralidade de carbono até 2035, validadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi).
O grupo também está focando na gestão sustentável da cadeia de valor, atuando com fornecedores estratégicos, que são avaliados com critérios de sustentabilidade; impacto positivo na sociedade; valorização das pessoas e cultura de integridade e segurança, com diretrizes padronizadas e metas claras garantem que a segurança esteja no centro das operações, com queda significativa nos acidentes graves registrados.
“A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia. Cada passageiro que escolhe nossas linhas está fazendo parte de uma transformação positiva, que alia tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental”, destaca Andre Costa, diretor da ViaMobilidade linhas 8 e 9.
Ao escolher o transporte público operado pela ViaQuatro e ViaMobilidade, o cliente não apenas opta por eficiência e segurança, mas também contribui diretamente para um futuro mais limpo e consciente.
ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô em São Paulo e o primeiro contrato de parceria público-privada (PPP) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
ViaMobilidade – Linhas 5 e 17
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a zona sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.
ViaMobilidade – Linhas 8 e 9
A ViaMobilidade - Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Varginha a Osasco, possui 21 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. Futuramente, fará ligação também com a Linha 17-Ouro de monotrilho.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA DE CASSIA BUCCIERI MARQUES
[email protected]