Grupo Malwee apresenta 11º Relatório de Sustentabilidade com avanços em eficiência hídrica, igualdade de gênero e inovação em produtos sustentáveis

O material, que destaca cases de inovação como o Fio do Futuro e a Camiseta Ar.voree, foi escrito e planejado para também atrair leitores leigos no tema ESG

CRIS NAVARRO
13/08/2025 12h38 - Atualizado há 2 horas

Grupo Malwee apresenta 11º Relatório de Sustentabilidade com avanços em eficiência hídrica, igualdade de
Foto: Divulgação

O Grupo Malwee, referência global em moda sustentável, acaba de lançar a 11ª edição do Relatório de Sustentabilidade, documento que reúne os principais indicadores e conquistas de 2024 referentes ao tema. Entre os destaques estão o uso eficiente de recursos hídricos, evoluções em igualdade de gênero e a inovação em produtos com menor impacto ambiental.

No ano de 2024, terceiro ciclo de execução do Plano ESG 2030, o Grupo Malwee avançou significativamente em relação à eficiência hídrica, 176,8 milhões de litros de água foram reutilizados na produção, 58% a mais do que em 2023. O consumo de água por peça também caiu, foram 17% a menos de água utilizada por peça ao comparar com o ano anterior.

 

Quando o assunto é igualdade de gênero, os números revelam um avanço superior em relação aos dados nacionais: a empresa catarinense está 20% acima da média do Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a média nacional de mulheres em cargos de liderança na indústria brasileira é de 31%, enquanto no Grupo Malwee o percentual chega a 51%.

 

A porcentagem de peças produzidas com matérias-primas ou processos sustentáveis também evoluiu para 90%. O resultado é 2 % maior que o ano anterior. A metá é atingir 100% até 2030. 

Segundo Gabriela Rizzo, CEO do Grupo Malwee, a edição deste ano do relatório foi escrita com linguagem mais simples e sintetizada, sem  ferir qualquer diretriz da Global Reporting Initiative (GRI).  “Queremos ser exemplo e entendemos que faz parte do nosso papel desenvolver os consumidores para escolhas mais sustentáveis. Olhando para os relatórios em geral já publicados, entendemos que é possível ser ainda mais assertivo na comunicação para alcançar ainda mais pessoas, inclusive as que não são tão familiarizadas com o tema ESG, mas que querem ser parte da mudança que o mundo precisa", explica.

 

Tecnologia e inovação à serviço das pessoas e do planeta

A Malwee, marca do Grupo Malwee, lançou em 2024 a terceira edição do Fio do Futuro, primeira malha reciclada do Brasil composta de roupas que seriam descartadas. Foram 4,5 toneladas de peças pós-consumo arrecadadas em parceria com a Cruz Vermelha para compor 5,5 toneladas da malha sustentável. Cada peça produzida com o fio emite 44% menos CO2 e consome menos de 33% de água. O Fio do Futuro também foi matéria-prima da coleção cápsula “Abrace o Futuro”, exposta no evento “A Chain Of Women”, iniciativa do Brazil Creating Fashion For Tomorrow, durante a London Fashion Week de 2024. 

A marca apresentou no mesmo evento a primeira malha do Brasil capaz de capturar CO₂ do ambiente e o eliminar durante a lavagem: após 25 usos, uma única Camiseta Ar.voree captura a mesma quantidade de CO₂ do que uma árvore adulta. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a startup Xinterra (Singapura) e disponibilizada aos consumidores em maio deste ano. 

“O ano de 2024 foi especial. Completei meu primeiro ano à frente do grupo como a primeira CEO fora da família e emplacamos grandes projetos. Nos orgulhamos da nossa história de relações duradouras com colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e com a natureza. Somos guiados pelo propósito de fazer moda ética e sustentável, que seja boa para as pessoas e para o planeta. Para nós, o mundo foi feito para durar!", finaliza a CEO.

 

O relatório completo está disponível [aqui].


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CRISTINA NAVARRO NEIVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »