De forma inédita, a farmacêutica EMS lidera, com o apoio da Drogaria São Paulo, do Grupo DPSP, e parceria da Omron Healthcare Brasil, um mutirão nacional de saúde, no próximo dia 16 de agosto, que pretende ser a maior aferição simultânea de pressão arterial já realizada no país, em uma ação que deve entrar para o Guinness World Records. A iniciativa faz parte da campanha “É de Coração” da EMS e deve mobilizar milhares de brasileiros em praças, locais de grande circulação, clínicas e farmácias de todo o país. O objetivo é ampliar a conscientização sobre os riscos da hipertensão arterial e destacar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento.
O mutirão acontecerá das 9h às 12h em seis cidades estratégicas — São Paulo (SP), Hortolândia (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Fortaleza (CE) -, reunindo mais de 600 médicos e profissionais de saúde para atender gratuitamente a população. Além disso, mais de 50 pontos de aferição serão montados em clínicas e farmácias de todo o Brasil, ampliando o alcance e facilitando o acesso da comunidade ao serviço. Juntando todos os pontos, será possível realizar simultaneamente a aferição de até 5 mil pessoas em todo o país.
A campanha acontece em um momento de alerta para a saúde pública. Segundo o Ministério da Saúde, 27,9% dos adultos brasileiros relataram diagnóstico de hipertensão em 2023 — índice maior entre mulheres (29,3%) do que entre homens (26,4%) e crescente em relação a anos anteriores. Mais da metade dos pacientes diagnosticados abandona o tratamento, aumentando consideravelmente o risco de complicações como AVC, infarto e insuficiência renal.
“A hipertensão detém muitos recordes negativos. Chegou a hora de o Brasil ter um recorde positivo e esse é nosso compromisso com a saúde cardiovascular, que vai além dos medicamentos. Queremos transformar a realidade da hipertensão no Brasil com informação, diagnóstico precoce e incentivo à adesão ao tratamento. É isso que estamos fazendo de coração com essa campanha”, afirma Dr. Iran Gonçalves Jr., diretor-médico da EMS.
“Nossa ação busca reforçar a importância das medidas preventivas para evitar doenças causadas pela hipertensão. Como um Hub de saúde, buscamos facilitar o acesso da população a exames e ao autocuidado, permitindo que um maior número de pessoas realizem o monitoramento da pressão, mostrando que a farmácia é um local que vai muito além da venda de medicamentos”, destaca o Gerente Executivo de Negócios do Grupo DPSP, Kefren Junior.
A mobilização terá transmissão ao vivo pelo Instagram da campanha (@edecoracao.ems), ampliando o caráter nacional da iniciativa. O público poderá acompanhar em tempo real os bastidores, a movimentação nos pontos de aferição, depoimentos de participantes e a contagem regressiva para o anúncio oficial do recorde. A confirmação da certificação do Guinness World Records está prevista para as 12h30, logo após o encerramento das aferições.
Parceira fundamental da campanha, a Omron, referência global em tecnologia e pioneira na produção de dispositivos para o monitoramento da pressão arterial, contribui com equipamentos de alta precisão e suporte técnico para a aferição simultânea em todos os pontos do mutirão. A participação da empresa reforça o compromisso conjunto de ampliar o acesso da população a ferramentas eficazes de prevenção e diagnóstico.
“Nosso objetivo é apoiar médicos e farmacêuticos na conscientização da população sobre a importância de prevenir e tratar a hipertensão. Como líderes de mercado, temos o compromisso de contribuir com ações educativas que gerem impacto real na saúde dos brasileiros”, afirma Joaquim Alves, diretor da Unidade de Prescrição Médica da EMS.
Serviço:
Campanha EMS “É de coração”
Data: 16 de agosto
Drogarias São Paulo Praça Panamericana, 301, São Paulo - SP
Drogaria São Paulo Avenida Nossa Senhora da Paz, 2351 - São José do Rio Preto - SP
Avenida Wladimir Meirelles Ferreira, 1846 - Ribeirão Preto - SP
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VICTORIA RAMOS GARCIA NASCIMENTO
[email protected]