O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação CASA, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, realizou nesta segunda-feira (11), no CASA Vila Guilherme, na capital paulista, uma oficina de terrário voltada a aproximadamente 15 adolescentes atendidos pela Fundação no centro socioeducativo. A atividade faz parte de uma série de ações educativas que vêm sendo desenvolvidas com foco na inclusão social, ciência e meio ambiente.
A oficina de terrário é uma das atividades do Programa Educativo do Museu Catavento que leva experiências práticas e conteúdos científicos a públicos em situação de vulnerabilidade. Na oficina, os participantes aprenderão sobre os ecossistemas em miniatura, sustentabilidade e preservação ambiental, com abordagem lúdica e participativa.
Desde 2013, o Museu Catavento mantém uma parceria com a Fundação CASA que inclui visitas presenciais, encontros virtuais e oficinas extramuros nas unidades da Fundação. Com a suspensão das atividades presenciais durante a pandemia, a parceria foi parcialmente mantida por meio de ações digitais. A retomada ocorreu em 2023, com destaque para o formato híbrido que une visitas presenciais ao museu e encontros on-line síncronos com adolescentes de unidades do interior do Estado.
Desde essa retomada, foram realizadas 99 visitas presenciais, com atendimento a 406 adolescentes; e 32 encontros virtuais síncronos, que alcançaram 631 participantes.
De forma geral, desde o início da parceria, o Museu Catavento já recebeu quase 1.800 adolescentes da Fundação CASA, número expressivo, considerando que cada grupo é formado por no máximo cinco integrantes por visita, devido aos protocolos internos da instituição.
As atividades virtuais começaram em 2023, com foco no Borboletário. Em 2024, os encontros passaram a explorar as seções “O Mundo do Perfume” e “Estúdio de TV”, enquanto em 2025, as visitas virtuais se concentraram no Estúdio de TV e, futuramente, na seção “Vida”.
Além das atividades realizadas no museu ou de forma on-line, também ocorrem ações extramuros, como a oficina "Plantando Vida", programada para o dia 14 de outubro, em um dos centros da Fundação Casa no ABCD.
A parceria reforça o compromisso das instituições envolvidas com a democratização do acesso à cultura, ao conhecimento científico e à formação cidadã, especialmente de adolescentes em contexto de ressocialização.
Sobre o Museu Catavento O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrado pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, é o museu de ciências mais visitado da capital paulista. Desde sua inauguração em 2009, destaca-se por combinar conhecimento e diversão, oferecendo mais de 200 instalações interativas que exploram temas científicos de maneira envolvente. Localizado no histórico Palácio das Indústrias e com mais de 12 mil metros quadrados, é dividido em quatro grandes áreas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, proporcionando uma experiência educativa acessível para todas as idades. Em 16 anos, o Museu Catavento se consolidou como referência em cultura, ciência e tecnologia, cumprindo sua missão de estimular a curiosidade e o aprendizado. No ano de 2024, o Museu Catavento registrou 805 mil visitantes. Desde sua inauguração, em 2009, foram, ao todo, mais de 7,8 milhões de visitas.
Sobre a Fundação CASA A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em:
https://fundacaocasa.sp.gov.br/.