Ele fazia entregas para uma franquia da La Fruta Açaí; hoje, aos 23 anos, tem sua própria unidade

Após trabalhar na feira e economizar para comprar uma moto, Matheus Pereira Machado iniciou no delivery, conheceu a La Fruta Açaí e se tornou franqueado da unidade de Ijuí (RS)

GCOM - COMUNICAçãO ESTRATéGICA
13/08/2025 15h18 - Atualizado há 16 horas

Ele fazia entregas para uma franquia da La Fruta Açaí; hoje, aos 23 anos, tem sua própria unidade
Divulgação
Aos 23 anos, Matheus Pereira Machado carrega no currículo muito mais do que se imagina para alguém da sua idade. Natural de Sant’Ana do Livramento (RS), seu primeiro emprego foi na feira da cidade. Hoje, é o franqueado da La Fruta Açaí, de Ijuí (RS), franquia 4 em 1 especializada em açaí e em uma alimentação que combina sabor, frescor e variedade.

Desde sua primeira experiência na feira, Matheus, com esforço e disciplina, conseguiu juntar o suficiente para realizar sua primeira grande conquista: comprar uma moto. E foi sobre duas rodas que Matheus deu o próximo passo da sua jornada.


Trabalhando como motoboy, ele conheceu Rodrigo Teixeira, que havia acabado de inaugurar uma franquia da La Fruta Açaí. O encontro mudaria o rumo de sua vida.

Matheus passou a fazer as entregas para a loja e permaneceu na função por três anos e meio. Nesse período, mais do que levar pedidos aos clientes, ele observava atentamente o funcionamento do negócio. Aos poucos, percebeu que havia ali um grande potencial para empreender.

Com incentivo e apoio de Rodrigo, Matheus teve acesso aos contatos necessários para entender melhor o modelo de franquia. Munido das informações e com a confiança de quem conhece o negócio por dentro, ele decidiu dar um passo ousado: conversou com um amigo e juntos decidiram abrir sua própria unidade.

“Comecei entregando açaí e hoje abro as portas da minha própria franquia. É a prova de que, com dedicação e persistência, tudo é possível. Cada entrega e cada aprendizado ao longo do caminho me trouxeram até aqui”, finaliza Matheus.

História dos fundadores
Criada em 2017 por Sgutt e Danilo Lopes, em São José do Rio Preto (SP), a La Fruta Açaí nasceu do sonho de empreender dos amigos, que desde jovens trabalhavam com vendas. Com R$ 15 mil e uma moto como entrada, compraram um ponto comercial e abriram a primeira unidade na cidade.

O sucesso da loja atraiu um aporte de R$ 200 mil e a entrada no franchising. Hoje são cerca de 60 franquias em todas as regiões do Brasil (120 operações contando com as dark kitchens). Em 2024, a La Fruta Açaí faturou R$ 80 milhões e registou mais de 30 milhões de pedidos em toda rede.

Setor de franquias
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu 13,5% em 2024, faturando R$ 273 bilhões. Esse aumento reforça o modelo de franquias como caminho seguro para quem deseja empreender.

Destaque para o segmento de Alimentação – Food Service, que teve um crescimento de 16,1% em faturamento, somando R$ 46,8 bilhões. A alta foi puxada pela retomada do consumo fora do lar e pela busca do consumidor por conveniência, variedade e experiências acessíveis.

Modelo de negócio
A La Fruta Açaí é uma das marcas do Grupo LFB Franchising e oferece um modelo de negócio versátil, que pode ser operado em formato de loja com atendimento no salão ou por meio de delivery.

A operação é estruturada em modelo 4x1 com cozinhas integradas: La Fruta Açaí, La Fruta Fit, La Fruta Lanches e Sucos e Açaí Baratim (as três últimas operadas por dark kitchen), ampliando o alcance da marca e otimizando a operação.

O cardápio vai além do açaí tradicional, com mais de 50 acompanhamentos disponíveis, entre frutas, chocolates, mousses e sorvetes, além de opções como saladas, wraps, vitaminas e itens sazonais, como caldos e chocolate quente.

Em 2024, a La Fruta Açaí foi reconhecida no Prêmio Ifood de Super Restaurantes na categoria Estrela Nacionai.

Ficha técnica
Investimento inicial: R$ 200 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Capital de giro: R$ 20 mil
Área média para instalação: a partir de 40m²
Tipo de negócio: alimentação
Ano de fundação: 2017
Ano de fundação do franchising: 2018
Número de funcionários: 6
Número de unidades próprias: 1
Royalties: um salário-mínimo e meio
Taxa de publicidade: meio salário-mínimo
Faturamento médio mensal: R$ 90mil
Lucro médio mensal: 20% do faturamento
Prazo médio para retorno: 24 meses

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEONARDO GUARISO
[email protected]


Notícias Relacionadas »