A Iguá, concessionária de saneamento básico que atua na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Miguel Pereira e Paty do Alferes, lança em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) o programa Juventude Empreendedora, iniciativa que busca transformar projetos, idealizados por jovens em situação de vulnerabilidade social, em negócios de impacto socioambiental. O programa oferece formação gratuita e mentoria especializada, com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, para desafios das próprias comunidades.
A proposta é qualificar ideias em fase inicial ou fortalecer empreendimentos já existentes, com potencial de gerar renda e promover o protagonismo juvenil nos territórios atendidos pela companhia. Um dos pilares do programa é a priorização de grupos historicamente vulnerabilizados, como mulheres, jovens e pessoas negras, garantindo acesso a oportunidades concretas de inclusão produtiva e transformação social.
Ao todo, serão disponibilizadas 200 vagas para jovens de 18 a 29 anos, residentes nas áreas de atuação da Iguá. Os encontros começam em outubro de 2025 e seguem até maio de 2026. A iniciativa contará ainda com um recurso semente, apoio financeiro destinado a impulsionar os projetos de maior destaque. Ao final da formação, os participantes apresentarão suas propostas em uma feira de negócios, com a presença de possíveis investidores e parceiros.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas, até o dia 29 de agosto, pelo site www.cieds.org.br.
“A Iguá quer ajudar a impulsionar um ecossistema empreendedor nas comunidades onde atua. Acreditamos que o Juventude Empreendedora fortalece e valoriza as boas ideias para que ganhem estrutura, visibilidade e capacidade de gerar impacto. É uma forma concreta de contribuir com a geração de renda e o fortalecimento de iniciativas sustentáveis”, destaca Flavio Vaz, diretor-geral da Iguá Rio.
A formação contempla conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e de carreira, além de temas como modelo de negócios, precificação, gestão financeira, comunicação estratégica e sustentabilidade. A jornada inclui ainda workshops e mentorias, conduzidas por especialistas do setor empresarial e do terceiro setor.
“Fortalecer o empreendedorismo não é apenas uma pauta econômica — é uma estratégia de desenvolvimento social e de equidade. Quando damos condições reais para que jovens empreendam com dignidade, estamos cuidando da base da sociedade. Estamos construindo um Brasil mais justo, sustentável e com prosperidade para todas as pessoas. E essa transformação começa ouvindo, investindo e acreditando no poder das juventudes”, defende Vandré Brilhante, diretor-presidente do CIEDS.
Serviço:
Número de vagas: 200
Inscrições: de 28 de julho a 29 de agosto, pelo site www.cieds.org.br
Duração do programa: outubro de 2025 a maio de 2026
Área de atuação: Zona Oeste do Rio (bairros atendidos pela Iguá), Miguel Pereira e Paty do Alferes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Flavia Peres Serrano Lopes
[email protected]