Parcerias com instituições reforçam o acesso democrático à cultura na 24ª FIL

Entidades com atuações diversas na sociedade levam para a Feira Internacional do Livro informação, conhecimento e momentos de interações e trocas, promovendo educação e respeito

Verbo Nostro
11/08/2025 18h39 - Atualizado há 10 horas

Parcerias com instituições reforçam o acesso democrático à cultura na 24ª FIL
(Divulgação)
A partir do dia 15 de agosto, Ribeirão Preto será a capital do livro e da literatura com a realização da 24ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. Este ano, cerca de 500 atividades esperam pelo público local e regional, com programação gratuita para o público de todas as idades. Entre as diversas possibilidades da programação, há os eventos realizados em parceria com instituições que apoiam a FIL há muitas edições. A presença dessas entidades valoriza a pluralidade do evento e promove educação para o respeito às diferenças.

Presente na FIL pelo quarto ano consecutivo, a Central Única das Favelas (CUFA) de Ribeirão Preto ocupa novamente o Espaço Favela, no coreto da Praça XV de Novembro, incluindo e amplificando a arte da periferia por meio de palestras, debates, oficinas e rodas de conversa. A ONG Arco-Íris é outra instituição social que estará novamente na FIL. Junto com o Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, a entidade oferece orientação jurídica sobre os direitos da população LGBTQIAPN+, no Café do auditório Meira Junior, no subsolo do Theatro Pedro II. Para Fábio de Jesus, presidente da ONG Arco-Íris, a presença na FIL é diferencial para reforçar a existência desse recorte da população dentro da cultura literária. “Para nós, estar na FIL é colocar a população LGBTQIAPN+ em um cenário de visibilidade, levando a voz da diversidade para dentro da cultura literária”, afirma o presidente da Arco-Íris, destacando que literatura e educação são pilares essenciais para a transformação de percepções e o combate ao ódio.”


Outras instituições que estarão na 24ª FIL são: Sesc; Senac; Associação de Surdos de Ribeirão Preto (ASRP); FADA - Família Diversidade e Amigos, projeto independente que atua junto às famílias de pessoas com deficiência; Clínica NeuroRib, especializada no atendimento a pessoas com deficiências neurológicas, cognitivas e motoras; Centro Ann Sulivan do Brasil, voltado à promoção da defesa de direitos sociais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e transtorno do neurodesenvolvimento, por meio da prestação de serviço de assistência social, atendimento educacional especializado (AEE), saúde, cultura e arte; a Adevirp - Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto; Ribdown - Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto, atuante na promoção da autonomia da pessoa com deficiência.

Sulaine de Paula, Ana Paula Corrêa e Karla Toniolo, gestoras da NeuroRib, comentam que a presença da clínica na 24ª FIL representa um marco significativo para a inclusão e valorização das pessoas com deficiência na cena cultural e educacional de Ribeirão Preto. “Participar de um evento cultural tão relevante é uma oportunidade de mostrar à sociedade que o acesso à leitura, à arte e à cultura deve ser universal e acessível a todos, independentemente de suas limitações. Em instância mais ampla, é uma conquista para toda a comunidade porque criar pontes entre a literatura e o universo da reabilitação é uma responsabilidade coletiva”, enfatizam. Um dos objetivos da Clínica NeuroRib na FIL é ampliar o debate sobre acessibilidade, estimulando editoras, escritores, professores e organizadores culturais a pensarem em formatos e conteúdos sempre mais inclusivos.

A médica psiquiatra infantil Margherita Midea Cuccovia é coordenadora do programa Ann Sullivan em Ribeirão Preto, outra instituição que poderá ser visitada na FIL. De acordo com Cuccovia, o maior objetivo da entidade na feira é promover o encontro da sociedade com o potencial humano muitas vezes escondido atrás de um diagnóstico. “Vamos à FIL levando nossa casa para a praça pública, mostrando que a deficiência não define destinos. As oportunidades definem. Sendo a Feira do Livro um caldeirão de cultura e conhecimento, é o lugar perfeito para mostrarmos que a inclusão não é um favor, mas um investimento no único futuro possível, que é um futuro onde todos, sem exceção, tenham o direito de ser e de pertencer”, ressaltou a coordenadora do Ann Sullivan.

Literatura, arte e educação profissional 

Na Tenda Sesc Senac, instalada em frente ao Theatro Pedro II, o público poderá encontrar lançamentos de livros, contações de histórias, rodas de conversa, apresentações artísticas e atividades interativas para todas as idades. Além da tenda, a programação conjunta ocupa diferentes ambientes da FIL, como a Esplanada, o palco principal do Theatro Pedro II e o local de oficinas. 

Em 2025, a Editora Senac São Paulo comemora 30 anos de atuação e celebra esse marco na FIL. A editora, que nasceu para atender aos cursos da instituição e hoje é referência no mercado editorial, leva ao público uma curadoria especial de livros técnicos, além de lançamentos alinhados aos cursos do Senac e descontos exclusivos.

Novas perspectivas sociais

Para a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, a literatura tem o poder de promover inclusão e ampliar perspectivas sociais. “A FIL se propõe a cumprir um papel de transformação social por meio do contato aberto e extenso com a literatura e do diálogo entre grupos populacionais de diferentes perfis. Nesse sentido, a presença das instituições sociais representa muito nessa proposta, ao levar ao público da feira a oportunidade de se aproximar das suas ações e, a partir desse conhecimento, ter outro olhar para as pessoas com deficiências, comunidades periféricas e de sexualidade diversa”, pontua.

Para a curadora da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, a diversidade é um dos pilares que tornam o evento singular. “A diversidade da FIL está presente em todas as atividades e espaços, tornando a feira um evento rico cultural e socialmente, dinâmico e inclusivo”, completa Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro.
A programação completa da FIL 2025 está disponível no site oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: www.fundacaodolivroeleiturarp.com 

A realização da FIL conta com a parceria da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Governo, Casa Civil, Educação, Cultura e Turismo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esportes, Fiscalização Geral e Saerp; do Ministério da Cultura do Governo Federal, da Secretaria Estadual da Cultural, Economia e Indústria Criativa, Sesc e Senac.

Sobre a FIL

A FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Possui 25 anos de história e realiza neste ano a sua 24ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país. Em 2024, o evento registrou público de 250 mil pessoas, presença de 260 escritores e mais de 400 atividades realizadas. O impacto na economia de Ribeirão Preto foi da ordem de R$ 5 milhões. 

Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana
Patrocínio Ouro: GS Inima Ambient 
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio: Apis Flora, AZ Tintas, Caldema, Caseli Tracan, Engemasa, RibeirãoShopping, Riberfoods, Pedra Agroindustrial S/A e TMA Máquinas.  
Instituição Cultural: Sesc e Senac
Apoio Cultural: ACI-RP, Automotiva Cestari, Lopes Material Rodante, Macopema, Monreale Hotel, Santiago e Cintra Geotecnologias, Grupo Suprir, Tonin Superatacado e Santa Helena.
Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, CUFA Ribeirão Preto, Ong Arco-Íris, Coletivo Abayomi, A9 - Água Alcalina, Alma (Academia Livre de Música e Arte), IPCIC - Instituto Paulista de Cidades e Identidades Culturais, Casa Grafite Comunicação e Cultura, Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Educandário, Sesi, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Faculdade Metropolitana, Adevirp, Fundação Dorina Nowill Para Cegos, Ann Sullivan do Brasil, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, Caeerp, Dr. Cãopaixão - Projeto Cães de Terapia, Fada, RibDown, NeuroRib, Conventions & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Film Commission da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Instituto do Livro, RPMobi, Coderp, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao 
Twitter: @FundacaoLivroRP

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


Notícias Relacionadas »