Flipelô recebe a autora Analu Leite para lançamento de “A Menina e o Sabiá”, além de debate sobre literatura e maternidade

O lançamento da obra está agendado para o dia 09 de agosto, sábado, às 10h, na Praça das Artes, Espaço Infantil Mabel Veloso.

TAMYRIS TORRES
06/08/2025 14h00 - Atualizado há 3 horas

Flipelô recebe a autora Analu Leite para lançamento de “A Menina e o Sabiá”, além de debate sobre literatura
Arquivo pessoal
 

A 9ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), que acontece de 6 a 10 de agosto, recebe a autora baiana Analu Leite, que marca presença com uma agenda especial. A escritora, conhecida por seus romances que exploram questões sociais e femininas, como "Com Amor, Mamãe" e "Verdades de Papel", apresenta seu novo trabalho: o livro para as infâncias: "A Menina e o Sabiá".

O lançamento da obra está agendado para o dia 09 de agosto, sábado, às 10h, na Praça das Artes, Espaço Infantil Mabel Veloso. No mesmo dia, a partir das 13h30, Analu Leite participa da mesa redonda "Palavras que nutrem: A maternidade na escrita e na literatura”, ao lado da escritora Luh Oliveira. O debate, que tem a curadoria do Escreva, Garota!, aborda a força da escrita feminina e as nuances da maternidade na literatura contemporânea, um tema recorrente na obra da autora.

"A Menina e o Sabiá": Uma poética sobre liberdade e afeto

Inspirado na canção "Sabiá lá na Gaiola" de Carmélia Alves, "A Menina e o Sabiá", com ilustrações de Thais Capusso, é uma obra que explora, com sensibilidade e delicadeza, o verdadeiro significado do amor e da liberdade. O livro narra a história de uma menina que, após ter seu sabiá de estimação escapado da gaiola, aprende a lição de que o amor não aprisiona.

A narrativa acompanha a jornada da menina na busca por seu amigo alado e a transformação de sua relação com ele. O ponto alto do livro é a forma como a autora aborda a transição de um amor que se manifestava pela posse para um afeto baseado no respeito à liberdade. Analu Leite utiliza uma linguagem acessível e poética, enquanto as ilustrações de Thais Capusso, com traços suaves e cores que evocam a natureza, complementam a narrativa de forma harmoniosa, enriquecendo a experiência do leitor.

A obra, embora seja classificada como infantojuvenil, transcende as faixas etárias. Para as crianças, é uma história cativante sobre amizade e respeito aos animais. Para os adultos, é uma metáfora sobre a importância de "deixar ir" o que se ama, seja um filho, um amigo ou um sonho. Além disso, o livro dialoga com questões ambientais, destacando a necessidade de se respeitar a vida selvagem e seu habitat.

Sobre a autora:

Analu Leite é graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Mestre em Direito Processual Constitucional pela Universidad Nacional Lomas de Zamora (Argentina). Servidora pública do Poder Judiciário da Bahia desde 2008, a autora atua como assessora de magistrado desde 2010. Sua produção literária também inclui os romances "Com Amor, Mamãe" e "Verdades de Papel".


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
[email protected]


Notícias Relacionadas »