Obra da Confraria Poética Feminina destaca ancestralidade e luta das mulheres negras em Festa Literária de Salvador-BA

A FLIPELÔ 2025, que homenageia o escritor Dias Gomes, é um festival de destaque nacional, com programação gratuita em espaços históricos de Salvador.

TAMYRIS TORRES
07/08/2025 10h45 - Atualizado há 3 horas

Obra da Confraria Poética Feminina destaca ancestralidade e luta das mulheres negras em Festa Literária de
Arquivo pessoal
 

A coletânea Confraria Poética Feminina: Laços Ancestrais, da Editora Usina, celebra os 10 anos da Confraria Poética Feminina, um coletivo que reúne escritoras que usam a literatura como instrumento de resistência. O lançamento acontecerá no dia 9 de agosto de 2025, das 9h às 13h, na Casa Vale do Dendê, durante a programação da 8ª edição da FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho, um dos mais importantes festivais literários do país.

Com poemas que atravessam tempos e memórias, a coletânea traz textos de 12 autoras, incluindo uma delicada homenagem às ancestrais que pavimentaram caminhos nas artes. As escritoras que fazem parte da obra são Sandra Moreira, Ilza Carla Reis, Ana Carol, Maria Angélica Rocha, Érica Azevedo, Adna Couto, Josy Santos (organizadora da coletânea), Cíntia Portugal, Izabel Silva, Rita Queiroz (organizadora da coletânea e uma das fundadoras do coletivo), Celina Abade e Ionã Scarante.

O coletivo destaca a importância de espaços de acolhimento e insurgência literária. Em um país onde apenas 6% dos livros publicados são de autores negros, grupos como a Confraria Poética Feminina desafiam estatísticas e constroem novas narrativas a partir de seus corpos e histórias. Rita Queiroz tem atuado para fortalecer o espaço das autoras, buscando ampliar a visibilidade do coletivo e consolidá-lo como referência na produção literária feminina e negra na Bahia. A Confraria, fundada em 2015, já publicou três antologias e realizou oficinas literárias para mais de 500 mulheres.

A FLIPELÔ 2025, que homenageia o escritor Dias Gomes, é um festival de destaque nacional, com programação gratuita em espaços históricos de Salvador. A edição de 2024 recebeu 15 mil visitantes, sendo 70% dos autores participantes mulheres negras.

Serviço 

Lançamento: 09/08/2025 (sábado), das 9h às 13h 

Local: Casa Vale do Dendê (R. das Laranjeiras, 2 - Pelourinho, Salvador/BA)

Livro: Confraria Poética Feminina: Laços Ancestrais (Editora Usina) 

Entrada: gratuita
Redes Sociais: @confrariapoeticafeminina


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
[email protected]


Notícias Relacionadas »