A 4ª edição do Prêmio Líderes de Acessibilidade anunciou os vencedores durante o Link Festival 2025, que aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto. O projeto reconheceu pessoas e empresas que têm promovido mudanças reais na sociedade por meio da inclusão digital. Os premiados foram indicados em quatro categorias: Profissionais de Acessibilidade, Influenciadores em Acessibilidade, Melhores Iniciativas de Acessibilidade Web (setor privado e público) e Melhores Iniciativas de Acessibilidade Web (organizações sem fins lucrativos).
Os vencedores deste ano foram:
Profissionais de Acessibilidade – Pedro Avelar (Peu), fundador e CEO da Criatípica, consultor, palestrante e empreendedor especializado em acessibilidade, neurodiversidade e inovação, com mais de 15 anos de atuação em ESG, diversidade e sustentabilidade.
Influenciador em Acessibilidade – Marcos Vinni, influenciador surdo, palestrante e ator que retrata com leveza e criatividade o cotidiano da Comunidade Surda. É conhecido por seus personagens autorais, em especial Márcia, figura icônica com peruca loira, amplamente reconhecida no cenário da comunidade surda.
Iniciativa de Acessibilidade Web — Organizações Públicas e Privadas – Vinculo.app, plataforma digital para educação especial e inclusiva, baseada em inteligência artificial, que auxilia professores no aprendizado de estudantes com deficiências, TEA, TDAH, dislexia, discalculia e outros transtornos de aprendizagem.
Iniciativa de Acessibilidade Web — Organizações Sem Fins Lucrativos – Ceweb.br, Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br, dedicado a promover uma web aberta, acessível, inclusiva e baseada em padrões e dados abertos.
Realizada pela Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, a premiação valoriza projetos e vozes que contribuem para tornar o ambiente digital mais inclusivo. “Nosso objetivo é dar visibilidade a quem está à frente de transformações significativas. A acessibilidade é um direito, e reconhecer quem trabalha por ela é fundamental para gerar mais impacto e conscientização”, afirma Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk.
A comissão julgadora da edição 2025 contou com nomes de destaque no ecossistema de inclusão e tecnologia, responsáveis por selecionar cinco finalistas por categoria e um vencedor. A cerimônia fez parte da programação oficial do Link Festival, consolidado como o maior evento de acessibilidade digital da América Latina, reunindo especialistas, empresas e iniciativas que pensam o futuro da inclusão no ambiente digital.
O Link Festival 2025 recebeu o patrocínio do Google, Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, Claro e Itaú, além do apoio do Sebrae-AL, Agência Tambor, Produtora Catuaí, Web Para Todos e Pine, holding de comunicação que integra frentes de PR e conteúdo para marcas inovadoras.
A Hand Talk, organizadora do festival, é uma empresa com mais de 12 anos de atuação, que oferece duas soluções principais: o Hand Talk Plugin, que leva acessibilidade a sites, e o Hand Talk App, que traduz palavras para Libras e ASL. Já traduziu mais de 3,3 bilhões de palavras e tem clientes como Samsung, LG, Claro, Grupo Casas Bahia, entre outros. Reconhecida por prêmios internacionais, foi adquirida em 2025 pela Sorenson, líder global em comunicação para pessoas surdas.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAÍS BITTENCOURT JACINTO
[email protected]