Dotz explica como antecipação e estratégia definem quem sai na frente no Dia dos Pais

Empresa orienta varejistas a usarem dados, tecnologia e fidelização para gerar valor real antes da principal data do segundo semestre

BEATRIZ XAVIER
08/08/2025 12h26 - Atualizado há 10 horas

Dotz explica como antecipação e estratégia definem quem sai na frente no Dia dos Pais
FreePik

Com o Dia dos Pais se aproximando, varejistas de todo o país já iniciam o planejamento de suas campanhas para aproveitar o aumento no fluxo de consumidores. A expectativa de crescimento nas vendas vem acompanhada de um desafio: como transformar esse movimento pontual em fidelização e recorrência? Para a Dotz, ecossistema digital de fidelidade e crédito para consumidores e varejo, a resposta está na antecipação e na forma como o varejista se conecta com seu público antes mesmo da escolha do presente.

“Quanto mais cedo o varejista ativa sua base e começa a oferecer vantagens personalizadas, maiores são as chances de converter e fidelizar esse cliente. Não se trata só de vender um presente, mas de criar uma experiência que o consumidor queira repetir”, afirma Rafael Rapp, Diretor de Varejo da Dotz.

  1. Antecipar é criar vantagem competitiva

A corrida não começa na véspera. Segundo a Dotz, campanhas bem-sucedidas para o Dia dos Pais são aquelas planejadas com semanas de antecedência. Isso permite mapear os hábitos dos consumidores, acionar a base com tempo hábil e ativar comunicações mais relevantes. A antecipação também ajuda a diluir o fluxo de vendas, permitindo um atendimento mais qualificado, tanto no ambiente físico quanto no digital.

  1. Use dados a seu favor

Comportamentos de compra dos anos anteriores, preferências por categoria, valores médios gastos e frequência de consumo são alguns dos dados que ajudam a criar ações segmentadas. “Com essas informações, conseguimos montar clusters e ativar campanhas mais certeiras, que aumentam o engajamento e a conversão”, explica Rapp.

  1. Ofereça mais do que preço

Em um cenário em que promoções já são esperadas, destacar-se exige mais do que um bom desconto. A Dotz recomenda apostar em recompensas adicionais — como acúmulo de pontos ou experiências futuras — que ampliam o valor percebido pelo consumidor. A experiência de compra deve ser pensada como um todo, com foco em relacionamento e não apenas em transação.

  1. Integre canais e recompensas

Ferramentas como o Dotz Pay e a integração do programa de fidelidade via CPF permitem que o consumidor acumule e resgate pontos de forma simples, tanto na loja física quanto no e-commerce. Isso gera uma jornada fluida, que reconhece o cliente e recompensa sua recorrência. Segundo a empresa, consumidores que se sentem reconhecidos têm maior propensão a comprar novamente.

  1. A loja física também é estratégica

Mesmo em tempos digitais, o ponto de venda continua sendo um ambiente poderoso de relacionamento. Para isso, a Dotz sugere ações como treinamentos de equipe para apresentação de benefícios, promoções exclusivas para determinados produtos e incentivos à compra antecipada, como campanhas de “compre antes e ganhe mais”.

“Existe um impacto direto entre o sentimento de reconhecimento e a decisão de compra. Quando o cliente percebe que a marca entende seu comportamento e entrega benefícios reais, ele volta e ainda recomenda. É nisso que a Dotz acredita”, reforça Rapp.

  1. Ofereça possibilidades e facilidades de pagamento

Fazer o dinheiro render mais é um fator decisivo para o consumidor. Na hora de escolher onde comprar o presente de Dia dos Pais, ele tende a dar preferência a canais que ofereçam mais valor pelo mesmo investimento, seja em qualidade, vantagens ou benefícios extras. A forma de pagamento também pesa na decisão: opções de parcelamento que cabem no orçamento do mês, descontos para pagamento à vista e acesso facilitado ao crédito funcionam como atrativos importantes. Vale, ainda, indicar parceiros que tornem a experiência mais acessível, como a Dotz, que permite ao cliente usar seus pontos para pagar parte da compra e ainda oferece crédito direto para parcelamento, além de outras carteiras digitais integradas.

  1. Mais do que vender, é sobre criar conexão

A Dotz reforça que o papel do varejo vai além da venda: trata-se de criar uma conexão verdadeira com o consumidor. Ao posicionar-se como marca que entende o ritmo do cliente e oferece vantagens relevantes, o lojista não apenas aumenta o ticket médio na data, mas também amplia suas chances de fidelização no longo prazo. Para a empresa, quem se antecipa, fideliza. E quem fideliza, lidera.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BEATRIZ XAVIER DE SOUZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »