ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro terá as melhores atletas do mundo em setembro, no Espírito Santo

As três primeiras colocadas do ranking mundial estarão na praia de Jacaraípe, em Serra, assim como destaques das categorias Pro Junior e Máster. Última etapa feminina do Circuito Mundial 2025, evento definirá as campeãs da temporada

ZDL SPORTS
08/08/2025 17h10 - Atualizado há 4 horas

ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro terá as melhores atletas do mundo em setembro, no Espírito Santo
ibcworldtour.com
As melhores atletas do mundo estarão reunidas no Espírito Santo, em setembro, para a disputa do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, a última etapa feminina do Circuito Mundial, que definirá as campeãs da temporada nas categorias Profissional, Pro Junior e Máster. As disputas serão realizadas entre os dias 11 e 21, com cerca de 120 bodyboarders de mais de 10 países e premiação total de 45 mil dólares (R$ 250 mil).

A atual líder do ranking, Alexandra Rinder, da Áustria, estará em busca do título de 2025, assim como a japonesa Namika Yamashita, segunda do mundo, e a portuguesa Joana Schenker, número 3. Ao lado delas, quatro brasileiras do top 10 Profissional: as capixabas Maylla Venturin (quinta do ranking), Neymara Carvalho (sexta) e Bianca Simões (oitava), e a carioca radicada no Espírito Santo, Maíra Viana (décima). Alexandra, Joana, Neymara e Maíra - atual campeã - já comemoraram títulos mundiais. Namika vem ao País em busca de sua primeira conquista. 


Portugal terá, também, Luana Dourado e Catarina Souza - segunda colocada no ranking da Máster, atrás apenas da brasileira Mariana Nogueira - campeã do evento em 2024. Na Pro Junior, presença confirmada da chilena Constanza Souto. 

"A expectativa é de uma disputa muito equilibrada, com as principais atletas do mundo na busca por vitórias e pelos títulos nas diferentes categorias, que este ano serão definidos no Brasil", destaca Neymara Carvalho, idealizadora e organizadora do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, pentacampeã mundial e dez vezes campeã brasileira. 

Juntamente com as categorias Profissional, Pro Junior e Máster, valendo o título mundial, serão realizadas categorias especiais: Paratletas (amputadas, mastectomizadas e deficientes visuais), exclusiva no Wahine, sem contar pontos para o Circuito Mundial, e Mães&Filhos, celebrativa, sem caráter competitivo oficial.

Ações sociais e ambientais - Mais do que uma competição, o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro é uma grande festa do bodyboarding feminino, trazendo a representatividade, a força e o futuro da mulher na modalidade. Uma oportunidade de encontro, de troca de experiências, que vai além da disputa em si. E que traz, também, ações sociais e ambientais, antes e durante as disputas, como aulão social, limpeza de praia, Desafio das Campeãs e roda de educação ambiental. Destaque ainda para a Presença do Juizado itinerante da Lei Maria da Penha (Ônibus Rosa). Haverá toda uma estrutura de apoio ao público, como uma área kids, que será atração entre a criançada e a comunidade do entorno do campeonato. 

Inscrições no site IBC – O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro está com inscrições abertas, que podem ser feitas no site oficial do IBC World Tour: www.ibcworldtour.com. Lá é possível conferir, também, informações sobre a etapa.

O evento - O projeto idealizado por Neymara surgiu em 2021. "Wahine", que significa mulher na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento. Foi em águas havaianas que a atleta venceu uma das mais acirradas disputas do Circuito Mundial, na Praia de Pipeline, ganhando em 2006 e 2011.

O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025 tem patrocínio máster da ArcelorMittal, com realização do INC (Instituto Neymara Carvalho) e IBC (International Bodyboarding Corporation).

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »