ibcworldtour.com
As melhores atletas do mundo estarão reunidas no Espírito Santo, em setembro, para a disputa do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, a última etapa feminina do Circuito Mundial, que definirá as campeãs da temporada nas categorias Profissional, Pro Junior e Máster. As disputas serão realizadas entre os dias 11 e 21, com cerca de 120 bodyboarders de mais de 10 países e premiação total de 45 mil dólares (R$ 250 mil).
A atual líder do ranking, Alexandra Rinder, da Áustria, estará em busca do título de 2025, assim como a japonesa Namika Yamashita, segunda do mundo, e a portuguesa Joana Schenker, número 3. Ao lado delas, quatro brasileiras do top 10 Profissional: as capixabas Maylla Venturin (quinta do ranking), Neymara Carvalho (sexta) e Bianca Simões (oitava), e a carioca radicada no Espírito Santo, Maíra Viana (décima). Alexandra, Joana, Neymara e Maíra - atual campeã - já comemoraram títulos mundiais. Namika vem ao País em busca de sua primeira conquista.
Portugal terá, também, Luana Dourado e Catarina Souza - segunda colocada no ranking da Máster, atrás apenas da brasileira Mariana Nogueira - campeã do evento em 2024. Na Pro Junior, presença confirmada da chilena Constanza Souto.
"A expectativa é de uma disputa muito equilibrada, com as principais atletas do mundo na busca por vitórias e pelos títulos nas diferentes categorias, que este ano serão definidos no Brasil", destaca Neymara Carvalho, idealizadora e organizadora do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, pentacampeã mundial e dez vezes campeã brasileira.
Juntamente com as categorias Profissional, Pro Junior e Máster, valendo o título mundial, serão realizadas categorias especiais: Paratletas (amputadas, mastectomizadas e deficientes visuais), exclusiva no Wahine, sem contar pontos para o Circuito Mundial, e Mães&Filhos, celebrativa, sem caráter competitivo oficial.
Ações sociais e ambientais - Mais do que uma competição, o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro é uma grande festa do bodyboarding feminino, trazendo a representatividade, a força e o futuro da mulher na modalidade. Uma oportunidade de encontro, de troca de experiências, que vai além da disputa em si. E que traz, também, ações sociais e ambientais, antes e durante as disputas, como aulão social, limpeza de praia, Desafio das Campeãs e roda de educação ambiental. Destaque ainda para a Presença do Juizado itinerante da Lei Maria da Penha (Ônibus Rosa). Haverá toda uma estrutura de apoio ao público, como uma área kids, que será atração entre a criançada e a comunidade do entorno do campeonato.
Inscrições no site IBC – O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro está com inscrições abertas, que podem ser feitas no site oficial do IBC World Tour:
www.ibcworldtour.com. Lá é possível conferir, também, informações sobre a etapa.
O evento - O projeto idealizado por Neymara surgiu em 2021. "Wahine", que significa mulher na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento. Foi em águas havaianas que a atleta venceu uma das mais acirradas disputas do Circuito Mundial, na Praia de Pipeline, ganhando em 2006 e 2011.
O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025 tem patrocínio máster da ArcelorMittal, com realização do INC (Instituto Neymara Carvalho) e IBC (International Bodyboarding Corporation).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]