Fulwood antecipa meta de neutralização de carbono prevista para 2028 e compensa 78% das emissões

No total, 263 toneladas de CO₂ são retidas pelas áreas verdes dos empreendimentos da Companhia

Caroline Baptista
07/08/2025 10h22 - Atualizado há 3 horas

Fulwood antecipa meta de neutralização de carbono prevista para 2028 e compensa 78% das emissões
Divulgação

A Fulwood, uma das principais empresas do setor de condomínios logístico-industriais do Brasil, acaba de conquistar um marco relevante no seu compromisso com o meio ambiente. Em 2024, a Companhia atingiu com quatro anos de antecedência a meta de compensar, de forma natural, a maior parte das emissões de gases geradas por suas operações. As áreas verdes dos seus empreendimentos, compostas por gramados e vegetação nativa preservada, foram responsáveis por reter cerca de 263 toneladas de gás carbônico, o que equivale a 78% de tudo que foi emitido pela empresa ao longo do ano.

Esse volume de retenção foi calculado a partir de um mapeamento detalhado feito com o apoio de imagens de satélite, projetos arquitetônicos e estudos científicos sobre o quanto a vegetação é capaz de reter carbono no ambiente. Somando todos os empreendimentos da Fulwood entregues até o fim do ano passado foram contabilizados mais de 674 mil m² de áreas verdes, que funcionam como aliadas naturais no enfrentamento às mudanças climáticas.

“Atingir essa meta tão antes do prazo mostra que estamos no caminho certo. É o resultado de uma estratégia que une inteligência no planejamento, respeito ao território e responsabilidade com o futuro”, afirma Mariana Schilis, sócia da Fulwood.

Além de reter boa parte dos gases gerados, essas áreas ainda ajudam a melhorar a infiltração da água no solo, refrescam o microclima, favorecem a biodiversidade e reduzem o impacto ambiental das construções. E quando há alguma intervenção necessária em vegetação nativa, a Fulwood realiza o plantio de novas árvores, respeitando as normas e promovendo a regeneração das áreas afetadas.

Em 2024, a Fulwood emitiu cerca de 417 toneladas de gases de efeito estufa, número que engloba desde o consumo de energia elétrica nas áreas comuns até os deslocamentos dos colaboradores para os empreendimentos. Boa parte da energia já vem do mercado livre, o que permite maior controle sobre o consumo e prepara a transição para fontes renováveis. A meta é abastecer 100% dos empreendimentos com energia limpa até 2035, sendo que a metade dos 20 empreendimentos construídos e administrados pela Fulwood já opera nesse modelo.

Outras práticas sustentáveis reforçam esse compromisso, como o aproveitamento da água da chuva em jardins, o uso exclusivo de iluminação LED, a separação e destinação correta dos resíduos e o cuidado com o solo, por meio de áreas permeáveis que reduzem o escoamento de água das chuvas.

“Nossos condomínios logístico-industriais são pensados como espaços que operam com eficiência e que se preocupam com o amanhã. Com inovação e responsabilidade, demonstramos que é possível crescer sem descuidar do planeta”, conclui Mariana.

Sobre a Fulwood
A Fulwood é uma das principais empresas do setor de condomínios logístico-industriais do Brasil. Desde 1994, atua na incorporação de galpões e já desenvolveu mais de 1.200.000 m². Além de incorporar os empreendimentos, faz a locação e administração dos projetos logísticos-industriais. Com ocupantes de alto nível de governança dos diversos setores da economia, a Fulwood faz a locação e administração de 20 projetos logísticos-industriais, distribuídos em oito cidades diferentes, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, totalizando mais de 1 milhão de m² de área bruta locável (ABL) e 55 ocupantes, contabilizando mais de 10.000 vidas. A companhia concentra sua atuação em galpões “triple-A”, a mais alta categoria do segmento em relação aos padrões construtivos, com alta taxa de eficiência. Como referência, a Fulwood detém o FW5 – Extrema Business Park – Bloco 2, o primeiro condomínio logístico do Brasil com o nível platinum da certificação LEED O+M, concedida pela U.S. Green Building Council.

Para mais informações, acesse: 
www.fulwood.com.br/ 
www.linkedin.com/company/fulwood 
www.instagram.com/fulwood.galpoes 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINE VASCONCELOS BAPTISTA
[email protected]


Notícias Relacionadas »