StandWithUs Brasil publica anúncio de página inteira em defesa de reféns israelenses e critica silêncio do Brasil diante das atrocidades do Hamas

ANA RUTKOSKI
05/08/2025 14h34 - Atualizado há 5 horas

StandWithUs Brasil publica anúncio de página inteira em defesa de reféns israelenses e critica silêncio do
Imagem do anúncio da StandWtihUs veiculado nos principais jornais brasileiros.

A StandWithUs Brasil veiculou nesta terça-feira, 05 de agosto,  um anúncio de página inteira nos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo, trazendo um alerta impactante sobre o silêncio do Brasil diante das barbáries cometidas pelo Hamas. A peça traz a imagem de Evyatar David, um refém israelense de 24 anos, em estado de desnutrição severa, forçado a cavar a própria cova em um túnel subterrâneo de Gaza.

Com a manchete direta: "O Hamas obrigou um refém israelense a cavar a própria cova. Diversas democracias condenaram a ação do grupo terrorista. O Brasil, não.", o anúncio confronta a indiferença do governo brasileiro diante das repetidas violações dos direitos humanos perpetradas pelo grupo terrorista. O anúncio conta ainda com um QR code que permite ao leitor visualizar o vídeo 

No sábado, 2 de agosto, o Hamas divulgou um vídeo em que Evyatar aparece visivelmente debilitado, sofrendo tortura psicológica  e exibindo um estado de desnutriçao  profunda, num túnel em Gaza. Ele foi sequestrado em 7 de outubro de 2023, enquanto participava de um festival de música no sul de Israel. A divulgação do vídeo chocou diversas democracias, que condenaram publicamente o Hamas. O Brasil, porém, permaneceu em silêncio. "Apesar de repugnantes, as cenas não despertaram a devida comoção pelas condições do jovem de 24 anos  que foi sequestrado por terroristas enquanto dançava num festival de música", diz o texto. O QR code impresso no anúncio permite ao leitor visualizar o vídeo. 

O massacre de 7 de outubro — o mais mortal da história de Israel — resultou em mais de 1200 assassinatos e no sequestro de 251 civis de diversas nacionalidades. Dessas, 50 nunca voltaram para casa, e estima-se que apenas 20 possam estar vivas.

A campanha da StandWithUs Brasil denuncia não apenas os crimes cometidos pelo Hamas, mas também a seletividade moral no tratamento das vítimas. O anúncio termina com um apelo claro:"Não feche os olhos para o sofrimento de Evyatar David"

Para André Lajst, cientista político e presidente executivo da StandWithUs Brasil, “podemos dizer que há dois tipos de fome em Gaza, a da população civil palestina e a dos reféns israelenses. Esperamos que o governo brasileiro não se cale sobre a situação do refém israelense evidenciada no vídeo do próprio Hamas, que remete aos tempos sombrios do Holocausto”. 

Sobre a StandWithUs Brasil
A StandWithUs Brasil é uma organização educacional  dedicada a ensinar pessoas de todas as idades sobre Israel e a combater o extremismo e o antissemitismo


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA CAROLINA FIGUEIRA RUTKOSKI
[email protected]


Notícias Relacionadas »