A artista plástica Baby Gras (Bárbara Gras) inaugura exposição no bar Balcão

Sem Fronteiras - Abertura em 04 de agosto, segunda-feira, às 18h30

REDACÃO OFICIO DAS LETRAS
04/08/2025 18h32 - Atualizado há 22 horas

A artista plástica Baby Gras (Bárbara Gras) inaugura exposição no bar Balcão
Bárbara Gras
Barbara Gras é artista plástica. Nasceu em Buenos Aires, naturalizou-se brasileira e é também cidadã italiana. A partir de 04 de agosto e até o dia 31 expõe no bar Balcão, a convite de Ticha Gregori, sua mais recente série "Sem Fronteiras". São 1O telas em pequeno formato que representam para a artista uma pausa na pintura. Nesta série, de forma lúdica, que tem na repetição uma constante, a pintura está representada nas colagens através de pincéis marcados pelo uso unido a elementos da natureza.
Baby Gras, nome artístico de Barbara Gras, começou a pintar livremente aos 14 anos e aos 15 passou a frequentar o ateliê do artista surrealista Walter Levy. "Minha primeira exposição influenciada por Levy foi de temática surrealista.", diz Gras.
A primeira técnica que Baby teve contato foi a pintura em óleo sobre tela, depois veio o pastel seco, guache, papier machê, aquarela, colagem, assembiage e escultura.

A estamparia em tecido veio ainda mais tarde, através da criação de padronagens para a indústria têxtil, tanto para a moda quanto para a decoração, do popular ao sofisticado e desde a produção industrial em grande escala até uma produção menor e exclusiva.
Baby Gras iniciou sua trajetória artística em 1971 com pintura a óleo em tela. Ao longo das décadas seguintes, desenvolveu uma prática que atravessa a pintura em acrílico sobre tela, escultura, colagem e instalação, com forte presença da materialidade e da experimentação com texturas. Estudou com nomes como Sergio Fingermann e Nikolas Vlavianos, além de ter cursado o renomado mestrado em Design Têxtil na Central Saint Martin's School of Art and Design, em Londres.

Desde os anos 2000, participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, com destaque para mostras em São Paulo, Rio de Janeiro, Milão, Genova e Santa Margherita Ligure. Suas exposições individuais mais recentes incluem Sem Fronteiras (2025) e ln Natura (2025) e lntimus (2025), desenvolvidas ao longo de mais de uma década, que articula movimento, território e natureza por meio de composições sutis e harmónicas. Seu trabalho figura em coleções públicas e privadas no Brasil e na Europa, e mantém-se em constante diálogo com práticas contemporâneas voltadas à sensibilidade dos materiais e à presença do gesto.
Fez inúmeras exposições individuais no Brasil Itália e Portugal e participou de coletivas nacionais e internacionais, foi premiada pela OCA, pelo Museu da Casa Brasileira e na I Bienal Brasileira de Design Curitiba, PR, com o 1° Prêmio Design de Estamparia 500 ANOS DESIGN BRASIL PINACOTECA DO ESTADO.

Bar Balcão
Rua Dr. Melo Alves, 150 – Jardins
Aberto diariamente, das 18h à 1 da manhã.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ADRIANA MARIA MONTEIRO
[email protected]


Notícias Relacionadas »