Agosto é mês de encontro com a arte na Pinacoteca Benedicto Calixto. A cada semana, o casarão histórico de Santos se transforma em palco de experiências que celebram a música, o pensamento e a criatividade. Com entrada gratuita e uma curadoria cuidadosa, a programação do mês convida o público a se emocionar com concertos, mergulhar em novas linguagens visuais e refletir sobre temas urgentes como a preservação dos oceanos. Tudo isso em um ambiente que respira cultura e acolhe com afeto cada visitante.
Com apresentações musicais, abertura de exposição, palestra sobre o meio ambiente e concertos corais, agosto será um mês repleto de atividades gratuitas na Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, reforçando o compromisso da instituição em democratizar o acesso à arte e ao conhecimento.
“Nosso propósito é criar encontros que toquem as pessoas e deixem memórias afetivas. Democratizar o acesso à arte é uma missão que envolve escuta, sensibilidade e compromisso com o presente e o futuro”, destaca Leila Gazzaneo, diretora executiva da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto.
Essa missão ganha ainda mais força graças à união entre sociedade civil, poder público e empresas comprometidas com a transformação social por meio da cultura. A programação integra a terceira edição do Arte na Pinacoteca, uma ação cultural realizada pelo Ministério da Cultura com patrocínio da Ecovias, Instituto Rumo, Rumo, Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC, MEDLOG e G. PIEROTTI. A iniciativa da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto tem direção executiva de Leila Gazzaneo e produção executiva de Fábio Luiz Salgado.
Confira a programação - completa - do mês de agosto
Exposição Guto Lacaz – Abertura para o público em 07 de agosto (quinta-feira)
Reconhecido por transitar com genialidade entre arte, ciência e tecnologia, o artista Guto Lacaz terá uma nova exposição na Pinacoteca Benedicto Calixto. A curadoria é assinada por Antônio Carlos Cavalcanti e Carlos Zibel, dois nomes de referência na cena cultural brasileira. A mostra abre oficialmente ao público no dia 7 de agosto.
Palestra “O Mar: por que devemos estudá-lo e protegê-lo” – 20 de agosto, às 19h - (quarta-feira)
O oceanógrafo João Marcos Miragaia Schmiegelow conduzirá a palestra “O Mar – por que devemos estudá-lo e protegê-lo em tempos de alterações climáticas”, abordando a importância dos oceanos para o equilíbrio climático do planeta. Será um momento de reflexão sobre a urgência da preservação marinha em tempos de crise ambiental.
Apresentação do Coral Calixto – 23 de agosto, às 17h, na Casa das Culturas - (sábado)
A música coral também terá destaque com a apresentação do Coral Calixto, que integra a programação da Casa das Culturas. O grupo apresentará um repertório que vai de Caetano Veloso a Beatles, passando por Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e canções tradicionais africanas. O concerto ocorre na Rua 7 de Setembro, nº 49 – Vila Nova, em Santos.
Madrigal Ars Viva – 24 de agosto (domingo)
Com mais de seis décadas de história, o Madrigal Ars Viva se apresenta no dia 24, trazendo ao público a força de um grupo que foi pioneiro em novas linguagens e técnicas da música coral brasileira. Criado por nomes como Gilberto Mendes e Klaus Dieter Wolff, o madrigal mantém viva a herança do Movimento Música Nova, revelando continuamente novas propostas musicais sob a regência do Maestro Ricardo Cardim.
SERVIÇO:
Programação Cultural de Agosto
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto
Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos – SP
Informações pelo WhatsApp: (13) 9 9734-6364
Saiba mais: www.pinacotecabenedictocalixto.org.br
No Instagram: pinacotecabenedictocalixto
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VANESSA SALLES GIANELLINI
[email protected]