Carvoeirinhos, adaptação teatral do livro do premiado autor e ilustrador Roger Mello

Estreia em 9 de agosto, no Teatro Alfredo Mesquita

REDACÃO OFICIO DAS LETRAS
04/08/2025 18h48 - Atualizado há 1 dia

Carvoeirinhos, adaptação teatral do livro do premiado autor e ilustrador Roger Mello
Jack Oliveira
“A criança deveria estar lendo, não trabalhando”, diz Roger Mello, autor premiado que retrata as difíceis infâncias do Brasil

Direção de Cassio Brasil - No elenco Ruth Melchior, Rafael Frederico e Gabriel Frederico


Carvoeirinhos, de Roger Mello, foi publicado pela Companhia das Letras em 2009 e narra a realidade de duas crianças em uma carvoaria por meio do olhar de um marimbondo. Num paralelo poético, a rotina diária de ambos pela sobrevivência vai construindo a narrativa; enquanto o marimbondo cuida do seu ovo dentro do casulo, o menino cuida dos fornos onde a lenha vai virar carvão enquanto sua mente voa longe, com asas de marimbondo, feitas de arame e papel de seda.


Parceria entre o diretor e figurinista Cássio Brasil e o autor e ilustrador Roger Mello, a peça para crianças aborda temática importante e contemporânea sobre a infância em situação de privação de direitos.
O espetáculo faz curta temporada no Teatro Alfredo Mesquita, de 9 a 31 de agosto de 2025.

A experiência de abordar temas reflexivos, normalmente não apresentados ao público infantil, mas que valorizam o saber, a inteligência e as capacidades de compreensão das crianças, tem sido mote para o trabalho de Cassio Brasil. Em seu trabalho anterior, de estreia como diretor para crianças, "O Sapateiro Ruço", que cumpriu temporadas bem-sucedidas no Sesc Ipiranga e em Teatros da Prefeitura, Brasil trouxe à cena a desigualdade social, os privilégios e o mundo do trabalho.

Neste, como no projeto anterior, todos os elementos da encenação (dramaturgia, atuação, cenografia, figurino, música, iluminação) resultam de um processo de pesquisa e experimentação na sala de ensaio, sendo criados de forma coletiva, colaborativa e independente.
A cenografia, inspirada nas ilustrações de Roger Mello para o livro, utiliza a cor preta do carvão para formar uma área cênica onde as personagens vão surgindo em uma exuberância de cor, formas e texturas. Os figurinos trazem a volumetria, as transparências e o metálico das couraças e das asas dos insetos.

Sobre o diretor e a personagem vale lembrar que:
Dib Carneiro Neto, sobre “O Sapateiro Ruço”

"O espetáculo, concebido e dirigido por Cássio Brasil, é um exemplo raro quando comparado ao grosso das produções de censura livre. Refinamento estético, temática inusitada e uma abordagem realista. Como é bom que as crianças também possam ter acesso a tudo isso, entendendo desde cedo o alcance ilimitado da linguagem cênica, para além do maniqueísmo de fadas e bruxas..."


SINOPSE. Um marimbondo observa duas crianças trabalhando em uma carvoaria e se solidariza com elas. O marimbondo relata suas próprias experiências, enquanto observa também o cotidiano do menino: o árduo trabalho de fazer os fornos, suas conversas com outro menino e a necessidade de escapar dos fiscais.

Ficha Técnica

texto: Roger Mello 
direção, cenário e figurino: Cássio Brasil
elenco: Ruth Melchior, Rafael Frederico e Gabriel Frederico
desenho de luz: Ale Muniz
operação: Rafael Frederico
Trilha sonora :  Felipe Antunes
operação de som: Gabriel Frederico
costuras: Salete Paiva
costureiros: Alipio Gomes e Tiago Nohara
fotos e vídeos: Annick Matalon
assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro
projeto gráfico: Lucas Trabachini (à partir das ilustrações originais de Roger Mello)

produção: Cassio Brasil e Nélio Teodoro
produção executiva: Nélio Teodoro

Roger Mello
Escritor e ilustrador brasiliense, nasceu em 1965. Roger Mello é autor de Meninos do mangueVizinho, vizinhaTodo cuidado é pouco! e João por um fio.
O ilustrador, que há mais de 20 anos mora no Rio de Janeiro, é ganhador de 12 prêmios Jabuti em literatura infantil. Em 2014 tornou-se também o primeiro ilustrador brasileiro a receber o Hans Christian Andersen,   considerado o "Nobel" da literatura infantojuvenil. 

Cássio Brasil
Em seu trabalho de criação de figurinos e cenários, destacou-se como um dos mais expressivos profissionais dessas áreas. Carvoeirinhos será sua quarta incursão pela direção, após O Sapateiro Ruço (inspirado num conto de Tchekhov), Memórias do Subsolo (de Dostoiévski) e O Aquário (de Cornélia Duprex). Trabalhou com Jô Soares e Bete Coelho como assistente de direção. Foi indicado ao Prêmio Carlos Gomes e nomeado ao Prêmio Robert da Academia Dinamarquesa de Cinema. Foi premiado com o Shell e o Grande Otelo (Academia Brasileira de Cinema). Trabalha nas principais casas de espetáculos e com os mais respeitados diretores e companhias de teatro, dança, ópera e cinema. Entre seus principais trabalhos estão Linha de Passe (de Walter Salles e Daniela Thomas), Hamlet (com Thiago Lacerda, direção Ron Daniels), Ricardo III (com Marco Ricca, Denise Fraga e Glória Menezes, direção Jô Soares), Patrão Cordial (direção Sérgio de Carvalho) e O Café, ópera de Mário de Andrade (direção Sérgio Carvalho).


Local
Teatro Alfredo Mesquita
Avenida Santos Dumont, 1770 Santana


Carvoeirinhos
A partir da obra homônima de Roger Mello
Direção: Cássio Brasil
Elenco: Ruth Melchior, Rafael Frederico, Gabriel Frederico

Temporada: 9 a 31 de agosto de 2025 
Local: Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770, Santana/SP
Horários: Sáb e Dom, 16h

Valor: R$ 20,00 (Inteira) | R$ 10,00 (Meia) Classificação: Livre
Duração: 60 min
Ingressos: Sympla ou na bilheteria do teatro https://www.sympla.com.br/evento/carvoeirinhos/3011630
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ADRIANA MARIA MONTEIRO
[email protected]


Notícias Relacionadas »