Trevo Lácteos e Universidade Federal de Viçosa lançam Academia do Iogurte inédita no país
Iniciativa que vai formar os primeiros mestres iogurteiros do país faz parte do Programa de Excelência Trevo Ehrmann que tem como objetivo capacitar colaboradores e aumentar a capacidade produtiva da indústria mineira
CíNTIA NEVES
04/08/2025 11h24 - Atualizado há 1 dia
Divulgação Trevo Lácteos
A Trevo Lácteos, uma das maiores indústrias de laticínios de Minas Gerais, controlada pelo grupo alemão Ehrmann, lançou, no último dia 01 de agosto, a Academia do Iogurte. Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o projeto que faz parte do Programa de Excelência Trevo Ehrmann (PETE), tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional de líderes, supervisores, líderes de produção e coordenadores da empresa. “Essa parceria com a UFV, uma das mais respeitadas instituições de ensino e pesquisa em alimentos do país, tem como foco a formação técnica especializada em leites e derivados. Esse é o primeiro projeto do Brasil que formará mestres iogurteiros”, comenta Alberico Braga, diretor industrial da Trevo Ehrmann. O conteúdo programático tem como foco o conhecimento em Ciência e Tecnologia do leite, oferecido por meio de um curso in-company com seis meses de duração. Liderado pelos professores da UFV, Antônio Fernandes e Solimar Machado, o projeto é estruturado em nove módulos e aborda temas como legislação, química, microbiologia, tecnologia, processamento e controle de qualidade do leite. Como parte da avaliação final, todos os participantes terão que desenvolver um projeto de inovação para a Trevo Ehrmann e os três melhores projetos serão premiados. Implantado em junho deste ano, o Programa de Excelência Trevo Ehrmann (PETE) é uma iniciativa, concebida como uma ferramenta para a melhoria contínua da produção e dos processos e opera com objetivos claros e mensuráveis. Sua implementação foi precedida por um diagnóstico detalhado das necessidades da empresa, o que garantiu que o programa atendesse aos requisitos do planejamento estratégico. “O PETE assegura que todas as atividades de produção estejam alinhadas, unindo nossa visão, missão e valores”, ressalta Braga. Segundo o diretor, o PETE surgiu para consolidar uma gestão de indicadores sistemática visando uma maior competitividade. Com isso, a empresa visa oferecer produtos de alto valor agregado, enfrentar o aumento da concorrência e ter uma gestão de negócios mais estruturada. “O PETE é um programa robusto, que une diversos projetos estratégicos.É uma iniciativa que integra metodologias, capacitação e desenvolvimento com foco na excelência operacional, na padronização, aperfeiçoamento contínuo de boas práticas e no crescimento sustentável da empresa”, explica Alberico Braga. Além da Academia do Iogurte, outros processos de capacitação também fazem parte do PETE incluindo o Sistema Integrado de Manufatura (SIM), a capacitação de almoxarifado e a capacitação de operadores de máquinas (center line). “Mais do que um programa, o PETE é uma convergência de valores. É o reflexo do nosso desejo de sermos uma empresa competitiva, inovadora e referência nacional, colocando as pessoas no centro de tudo”, finaliza Alberico Braga. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CÍNTIA NEVES SILVA
[email protected]