FAMA Museu recebe Emerson Rocha em encontro marcado por arte, identidade e resistência

Atividade integrou a programação cultural do museu e destacou arte como instrumento de transformação

CATHERINE TELES
04/08/2025 10h26 - Atualizado há 14 horas

FAMA Museu recebe Emerson Rocha em encontro marcado por arte, identidade e resistência
Turbo Labs Hub

O Museu FAMA promoveu, no último dia 19 de julho, um encontro com o artista visual, crítico e curador Emerson Rocha, como parte da Programação Educativa e Cultural do FAMA Museu (PRONAC 2410672), realizada pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal. A atividade ocorreu na sede do museu, em Itu, interior de São Paulo, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, patrocínio do Itaú, copatrocínio do Inter, apoio da Apolo Spuma, colaboração do Grupo Gastronômico La Primola e do Instituto Kobra.

O encontro foi marcado por um ambiente de escuta sensível e diálogo profundo, conduzido pela presença inspiradora do artista, que compartilhou com o público sua trajetória, conquistas, motivações e os propósitos que norteiam sua produção artística.

Durante a conversa, Emerson Rocha, uma das vozes mais potentes da arte contemporânea afro-brasileira, destacou a presença simbólica das cores azul e preto em suas obras,  o azul obtido a partir da combinação de tinta acrílica com anil africano, além do uso do dourado e do branco como elementos estruturantes de suas composições.

O artista também refletiu sobre o papel da arte como ferramenta de transformação social e reconhecimento identitário: “A vontade, ou melhor, a necessidade de criar está ligada ao desejo de romper com estereótipos e preconceitos, oferecendo novas leituras e espaços de afirmação para corpos historicamente marginalizados”, afirmou.

A mediação do encontro ficou por conta do Prof. Dr. Emerson Ribeiro, diretor do Programa Educativo do FAMA Museu, e do Prof. Thiago Raymundo, educador do mesmo programa. A atividade foi um dos pontos altos da programação, proporcionando aos participantes um mergulho profundo na trajetória de Emerson Rocha, cuja obra exalta as vivências e a estética do povo negro, especialmente das periferias. Entre os temas abordados, estiveram o corpo, identidade, homoafetividade preta, ancestralidade, sonhos e resistência.

Com esse encontro, o FAMA Museu reafirma seu compromisso com o fortalecimento da arte brasileira em suas múltiplas vozes, além do desenvolvimento de ações educativas que estimulem o pensamento crítico, a valorização da diversidade e o sentimento de pertencimento.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CATHERINE DE OLIVEIRA LEITE TELES
[email protected]


Notícias Relacionadas »