O São João do Reencontro, projeto criado pela Agência Pira e apoiado pela Petrobrás por meio de Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultural (Lei Rouanet), fomentou a cultura popular nordestina e impactou significativamente o turismo regional na Bahia, gerando um incremento econômico superior ao esperado pelas prefeituras. 300 atrações se apresentaram pelos 27 municípios em que o São João do Reencontro esteve presente ao longo de 18 datas.
Sob o olhar econômico, a cidade de Amargosa, um município de 38 mil habitantes – segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - localizado no Vale do Jiquiriçá, obteve um retorno expressivo durante os cinco dias de São João do Reencontro. As 300 mil pessoas presentes, quase oito vezes a população local, geraram um incremento econômico de R$ 40 milhões, com a geração de 700 empregos indiretos. Inicialmente, a prefeitura investiu R$ 9 milhões, o que resultou num retorno de quatro vezes o valor inicial.
A cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, teve - em seu São João do Reencontro - 63% do público vindo de outras cidades do estado, sendo a capital Salvador o principal local de origem (23%). A secretária de Cultura, Turismo e Juventude do município frisou que todas as expectativas foram superadas ao longo dos seis dias de festejos, tornando-se a melhor festa junina já realizada pelo município.
A Agência Pira, que é a responsável pela idealização do São João do Reencontro, conta que o grande diferencial da festa é fomentar o turismo local, com pessoas de cidades ao redor se deslocando para as festas e atrações. “Além de celebrar tradições culturais, vemos um movimento claro de pessoas que se deslocam de uma cidade a outra para encontrarem familiares e amigos nas festas. A reconexão não é só com as tradições juninas, mas também com pessoas amadas”, finaliza.
Outro ponto de destaque é a elevada taxa de aprovação do público ao São João do Reencontro. Em Santo Antônio de Jesus, 98,4% dos mais de 3600 entrevistados pela Ouvidoria do Turismo, no circuito oficial, afirmaram estar satisfeitos com a festa junina, enquanto 98,7% garantiram que voltariam ou indicariam o evento.
FESTA JUNINA NA BAHIA É SINÔNIMO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO
A Secretária de Turismo da Bahia (SETUR-BA), em suas redes sociais, noticiou que os festejos de São João em todo o estado, neste ano, movimentaram 1,8 milhão de visitantes em todo o território, injetando R$ 2,3 bilhões na economia local – um aumento de 15% na comparação com 2024. Os números representam um recorde para o estado, como anunciado.
Em avaliação, a União dos Municípios da Bahia (UPB), classificou as festas juninas como um importante vetor de impulso econômico regional, possibilitando que trabalhadores informais obtenham renda suficiente a fim de sustentar suas famílias por vários meses.
RELEMBRANDO O SÃO JOÃO DO REENCONTRO
O São João do Reencontro aconteceu entre os dias 13 de junho e 20 de julho, totalizando 18 datas de muita cultura popular nordestina e entretenimento gratuito para cidadãos de 27 municípios da Bahia. Entre apresentações de quadrilhas juninas e shows ao vivo, foram mais de 300 apresentações musicais. Entre elas, nomes regionais e nacionais, como Jorge e Mateus, Ana Castela, Simone Mendes, Calcinha Preta, Vaqueiro da Pisada, Netto Brito e Chiquinho Forró Pesado
Na comemoração a Santo Antônio, São João e São Pedro, o São João do Reencontro totalizou uma circulação de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas em todo o estado da Bahia.
O São João do Reencontro contou com patrocínio da Petrobrás - por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) -, e esteve presente nos municípios de Abaíra, Alagoinhas, Almadina, Amargosa, Brumado, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Camaçari, Castro Alves, Catu, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Conceição do Almeida, Entre Rios, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Itabuna, Itaju do Colônia, Madre de Deus, Nova Soure, Ribeira do Amparo, Santo Antônio de Jesus, São Filipe, Sapeaçu, Tucano