Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto lança dois novos títulos durante a 24ª FIL

“História da Música em Ribeirão Preto” e “A Eterna Dama” são os temas dos livros, ambos de autores locais e regionais. Lançamentos acontecem nos dias 20 e 22 de agosto, respectivamente, na Biblioteca Sinhá Junqueira

Verbo Nostro
28/07/2025 23h06 - Atualizado há 19 horas

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto lança dois novos títulos durante a 24ª FIL
divulgação
Ribeirão Preto (SP), 28 julho de 2025 - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto incorpora dois novos livros ao seu acervo de lançamentos próprios, que serão apresentados ao público e ao mercado editorial durante a 24ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto - evento realizado pela entidade. Os títulos são “História da Música em Ribeirão Preto” e “A Eterna Dama”, ambos de autores locais e regionais. Os eventos de lançamento acontecem, respectivamente, nos dias 20 e 22 de agosto, na Biblioteca Sinhá Junqueira, com acesso livre e gratuito à população.

Os dois livros abordam temáticas culturais que envolvem - e, em certos momentos, se fundem com - a história de Ribeirão Preto e região. O primeiro é “História da Música em Ribeirão Preto”, que será apresentado dia 20 de agosto (quarta-feira), às 18h, no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira. A produção reúne estudos sobre a trajetória da música na cidade e é assinada por Rubens Russomano Ricciardi, maestro e professor do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCL-USP); Lucas Galon, também professor da FFCL-USP e coordenador pedagógico da Alma - Academia Livre de Música e Arte de Ribeirão Preto; Paulo Eduardo de Barros Veiga, violinista na USP Filarmônica, na Oficina Experimental da UPS e no Ensemble Mentemanuque; e Odair Aparecido de Paula, professor e gestor na rede pública de ensino do Estado de São Paulo.


A Eterna Dama
O outro lançamento da Fundação do Livro e Leitura é “A Eterna Dama”, escrito pelo pesquisador e historiador Fernando Antônio Dias dos Reis Junior; pela historiadora e professora Sandra Rita Molina, mestre em História Social do Trabalho e doutora em História Social; e Adriana Silva, jornalista, escritora, educadora, vice-presidente da Fundação do Livro e curadora da FIL. O livro é biográfico e resgata a história e o legado de Theolina Zemila de Andrade Junqueira - a Sinhá Junqueira -, uma das figuras mais emblemáticas da cultura de Ribeirão Preto. O lançamento terá ainda uma apresentação musical com a dupla mirim Felipe e Miguel, de São Joaquim da Barra.

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto possui 15 livros publicados e três reimpressões. Anualmente, a instituição realiza lançamentos durante a FIL, além de outras estreias literárias que ocorrem no decorrer do ano.

SERVIÇO 
Lançamentos literários da Fundação do Livro de Ribeirão Preto durante a 24º FIL
Livro: “História da Música em Ribeirão Preto”
Data e horário: 20 de agosto (quarta-feira) | 18h
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (auditório)
Acesso: gratuito

Livro: “A Eterna Dama”
Data e horário: 22 de agosto (sexta-feira) | 17h
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (quintal)
Acesso: gratuito

Sobre a FIL
A FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Possui 25 anos de história e realiza neste ano a sua 24ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país. Em 2024, o evento registrou público de 250 mil pessoas, presença de 260 escritores e mais de 400 atividades realizadas. O impacto na economia de Ribeirão Preto foi da ordem de R$ 5 milhões. 

Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana
Patrocínio Ouro: GS Inima Ambient 
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio: Apis Flora, AZ Tintas, Caldema, Caseli Tracan, Engemasa, RibeirãoShopping, Riberfoods, Pedra Agroindustrial S/A e TMA Máquinas.  

Instituição Cultural: Sesc e Senac
Apoio Cultural: ACI-RP, Automotiva Cestari, Lopes Material Rodante, Macopema, Monreale Hotel, Santiago e Cintra Geotecnologias, Grupo Suprir, Tonin Superatacado e Santa Helena.

Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, CUFA Ribeirão Preto, Ong Arco-Íris, Coletivo Abayomi, A9 - Água Alcalina, Alma (Academia Livre de Música e Arte), IPCIC - Instituto Paulista de Cidades e Identidades Culturais, Casa Grafite Comunicação e Cultural, Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Educandário, Sesi, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Faculdade Metropolitana, Adevirp, Fundação Dorina Nowill Para Cegos, Ann Sullivan do Brasil, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, Caeerp, Dr. Cãopaixão - Projeto Cães de Terapia, Fada, RibDown, NeuroRib, Conventions & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Film Commission da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Instituto do Livro, RPMobi, Coderp, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao 
Twitter: @FundacaoLivroRP

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


FONTE: https://www.instagram.com/verbonostro/
Notícias Relacionadas »