Startup BYAGRO abordará a Agricultura 4.0 no Lidera Agrotech 2025 de Linhares

Um dos temas que serão abordados no evento é o melhor uso de água no agronegócio, mostrando que com soluções de monitoramento e manejo é possível oferecer até 20% na eficiência do uso de água.

PROVATTI COMUNICAçãO
23/07/2025 14h45 - Atualizado há 1 mês

Startup BYAGRO abordará a Agricultura 4.0 no Lidera Agrotech 2025 de Linhares
divulgação
A startup BYAGRO, com sede no Espírito Santo e já com atividades além do estado, em praças como Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, marcará presença na 6ª. edição da feira Lidera Agrotech 2025, que será realizada de 31 de julho a 02 de agosto, no Parque de Exposições de Linhares (ES). Com expectativa de mais de 10 mil visitantes, o evento será um catalisador de inovações e soluções voltadas ao agronegócio.

Nesse cenário, a BYAGRO apresentará suas soluções 100% nacionais, que visam a modernização, eficiência, gestão das operações, produtividade, competitividade e a sustentabilidade do agronegócio.


Criadas sob os preceitos da Agricultura 4.0, as soluções BYAGRO, homologadas pela ANATEL, incluem automação para irrigação, monitoramento do uso da água, manejo de irrigação, gerenciamento digital, integração de sistemas, segurança eletrônica, rastreamento, central de operações, entre outras. “São soluções que atendem desde a agricultura familiar, até o grande agricultor, além de órgãos do setor público que necessitam de sistemas para a modernização e gestão de questões comuns-públicas”, explica Denio Rebello Arantes, diretor executivo da BYAGRO.


“Curso de Instaladores IOT no Campo”
Hoje, menos de 1% do agronegócio brasileiro pode ser classificado como Agro 4.0, ou seja, que esteja capacitado para compreender a analisar dados, realizar a gestão dessas informações e a operação à distância – já preconizando o futuro que é tudo isso assistido por Inteligência Artificial.

Diante disso, durante o evento, a BYAGRO receberá a primeira turma do “Curso de Instaladores IOT (Internet das Coisas) no Campo”. O curso de capacitação, voltado aos representantes de soluções de irrigação, visa promover diferencial de mercado e agregar valor aos projetos e negócios do produtor. “Realizar esse treinamento na feira Lidera Agrotech 2025 nos possibilita levar para mais pessoas os conceitos de inovação e sustentabilidade no agronegócio, que hoje fazem a diferença competitiva para os produtores”, afirma Denio Arantes.

Denio, que também é professor, pesquisador, com experiência em metalurgia e materiais, empreendedorismo e gestão educacional, tendo passado por instituições como o Laboratório de Hidrogênio da Unicamp, a Universidade Norte Fluminense, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e outras, explica: “nosso objetivo é apoiar o agronegócio brasileiro em seu desenvolvimento sustentável, a partir de tecnologias envolvendo automação, de softwares de ponta, de robótica e novos sistemas de comunicação, visando o aumento da produtividade e o reconhecimento da qualidade de nossos produtos mundialmente”.

Um dos pontos importantes que a BYAGRO visa é a otimização do uso da água no agronegócio. “Trata-se de um recurso cada vez mais precioso no mundo todo. Com a instabilidade do clima cada vez maior, torna-se imprescindível garantir a produção agrícola com a irrigação. Como estima-se que a agricultura utilize em processos de irrigação 60% consumo humano de água, é necessário que a irrigação se torne precisa, garantindo a necessidade hídrica da planta sem nenhum desperdício.”, lembra o executivo.

Segundo Arantes, a partir da instalação de uma rede de comunicação IoT (Internet das Coisas) na fazenda, sítio etc., o produtor passa a fazer a gestão de sua irrigação por meio de um aplicativo de celular que mostra cientificamente o quanto de água cada planta vai precisar em cada fase de seu crescimento, considerando as condições climáticas e as intempéries que possam ocorrer em cada safra. “Com isso, muitos são os benefícios para o produtor, como economia de energia e da própria água, maior previsibilidade sobre os resultados da produção e, portanto, maior competitividade”, afirma. 

Denio Arantes finaliza: “nossas soluções de monitoramento e manejo podem oferecer até 20% na eficiência do uso de água, possibilitando, inclusive, que o produtor possa aumentar a sua área de cultivo”.

O “Curso de Instaladores IOT (Internet das Coisas) no Campo” será no dia 02 de agosto, das 9h as 11h, na arena "LIDERA". Informações sobre o curso: https://iot.byagro.com.br/curso-de-instalador-de-iot-no-campo

Sobre a feira Lidera Agrotech 2025: https://www.instagram.com/lideraagro/
Sobre a ByAgro: https://iot.byagro.com.br/irrigacao-localizada
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YARA LUCIA PROVATTI DE LIMA
[email protected]


Notícias Relacionadas »