Chocolate como aliado no desempenho físico e esportivo

Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé, dá dicas sobre como incluir o cacau na rotina de quem pratica esportes

ZDL SPORTS
07/07/2025 16h21 - Atualizado há 7 horas

Chocolate como aliado no desempenho físico e esportivo
Fotop / Garoto
Muito além do sabor, o chocolate, especialmente aquele com maior teor de cacau, tem se mostrado um aliado da saúde e até da performance esportiva. Rico em compostos naturais, o cacau é uma fonte de fibras e combate radicais livres. Esses benefícios ganham vida na 34ª edição das Dez Milhas Garoto, maior evento esportivo do Espírito Santo, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro em Vila Velha (ES).

Com provas para diversas idades, incluindo a tradicional corrida de 16,1 km entre Vitória e Vila Velha, além da Corrida Garotada e da Cachorrida, o evento tem se consolidado como uma verdadeira celebração, que une movimento e saudabilidade. "Quando falamos de uma jornada mais saudável, é importante lembrar que o prazer também tem seu lugar. O consumo equilibrado de chocolate com alto teor de cacau pode fazer parte da rotina de quem pratica esportes. O cacau é uma fonte natural de compostos bioativos que auxiliam na melhora da circulação e na recuperação pós-exercício", explica Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé.


Para quem quer aproveitar esses benefícios, a dica é optar por chocolates com mais cacau, que oferecem maior concentração de antioxidantes e menos adição de açúcares. "O ideal é consumir chocolate com mais cacau, como o meio amargo, preferencialmente antes da atividade física, para ajudar no foco e na disposição, ou após o exercício, como parte da recuperação. Além disso, o cacau em pó pode ser incorporado em vitaminas, mingaus ou panquecas, sendo uma alternativa prática e saborosa para o dia a dia dos atletas amadores", orienta e finaliza Gisele.

A expectativa da 34ª edição das Dez Milhas Garoto é repetir o sucesso de 2025, com mais de 16 mil participantes na prova principal, além de milhares de crianças e pets nas provas temáticas.

Sobre o evento - Criada em 1989 para comemorar os 60 anos da Chocolates Garoto, a corrida já faz parte do calendário esportivo nacional e vem crescendo em número de participantes e impacto local. Além de promover a saúde e o bem-estar, a Dez Milhas Garoto movimenta o turismo capixaba, atraindo mais milhares de pessoas de todos os estados do Brasil durante o fim de semana do evento.

A Corrida Garoto está entre as maiores do Brasil, sendo a maior corrida na modalidade 10 Milhas. A organização é da Yescom, com homologação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat).

Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »