Na próxima quarta-feira (9), feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, diversos serviços públicos na cidade de São Paulo terão alterações no funcionamento. As mudanças abrangem áreas como saúde, transporte, cultura, lazer, abastecimento, assistência social e atendimento ao público em geral.
Na área da saúde, as AMAs e AMAs/UBSs Integradas funcionarão das 7h às 19h. Nestas últimas, a parte das UBSs estará aberta apenas para vacinação. Hospitais municipais, prontos-socorros, UPAs e outros serviços de urgência operam normalmente. Já hospitais veterinários das zonas Leste e Sul atenderão apenas casos emergenciais. Serviços como CAPS III, vigilância epidemiológica e zoonoses funcionarão apenas internamente.
No transporte, o rodízio de veículos estará suspenso, inclusive para caminhões e fretados. A SPTrans informou que a operação dos ônibus seguirá a escala de sábado, com 6.833 veículos em circulação. Os postos Jabaquara, Santana, Central da SPTrans e o Posto de Apoio à Mulher no Terminal Sacomã estarão fechados. A recarga do Bilhete Único poderá ser feita por aplicativos.
Os parques municipais funcionarão normalmente, assim como os planetários, com sessões especiais. Já os viveiros municipais e a UMAPAZ estarão fechados. O Minhocão funcionará como parque das 7h às 21h45, e as avenidas Paulista e Liberdade estarão abertas aos pedestres. Centros esportivos e CEUs também estarão abertos com programações especiais.
Os serviços culturais terão funcionamento variado. Casas de Cultura e equipamentos como o Solar da Marquesa, o Centro Cultural São Paulo (em parte) e diversos teatros estarão abertos. Já unidades como bibliotecas de bairro, escolas de arte e alguns centros culturais estarão fechados. É recomendado conferir os horários específicos no site da Secretaria Municipal de Cultura.
Na área de abastecimento, alguns mercados municipais e sacolões estarão abertos em horários reduzidos, enquanto outros estarão fechados. Já os ecopontos e pátios de compostagem funcionarão das 6h às 18h e das 6h às 22h, respectivamente. As subprefeituras e Praças de Atendimento estarão fechadas.
Em Direitos Humanos, a Casa da Mulher Brasileira funcionará 24 horas. Conselhos tutelares estarão em regime de plantão. Parte dos serviços para pessoas em situação de rua, como alimentação e banho, continuará disponível. Outros serviços da rede, como Centros de Cidadania LGBTI, Centros de Referência e unidades de inclusão, permanecerão fechados.
Na área social, serviços de acolhimento, atendimento emergencial e alimentação funcionarão normalmente, enquanto unidades como CRAS, CREAS, CCAs, CJ e serviços de convivência para idosos e pessoas com deficiência estarão fechados. O atendimento nos equipamentos da Fazenda e do Cate será retomado na quinta-feira (10).