A Prefeitura de São Paulo iniciou, nesta terça-feira (1º), uma atualização no esquema de vacinação infantil contra a meningite. A mudança substitui a dose de reforço da vacina meningocócica C pela versão conjugada ACWY (MenACWY), que oferece proteção ampliada contra quatro sorogrupos da bactéria causadora da doença. A medida é baseada em orientações do Ministério da Saúde e segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o novo esquema prevê duas doses da vacina meningocócica C aos 3 e 5 meses de idade, seguidas da dose de reforço com a vacina ACWY aos 12 meses. Crianças que não forem vacinadas nessa faixa etária ainda poderão receber o reforço até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já adolescentes entre 11 e 14 anos continuam a receber uma dose única da MenACWY.
Com a atualização, o objetivo é ampliar a proteção contra os sorogrupos A, C, W e Y do meningococo, buscando reduzir a ocorrência de casos graves de meningite. A vacina pode ser administrada junto a outros imunizantes do calendário infantil. Crianças que já completaram o esquema com a vacina meningocócica C não precisam ser revacinadas.
A imunização está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs Integradas. A Prefeitura orienta que os responsáveis consultem a plataforma Busca Saúde para localizar a unidade mais próxima.