Academia Livre de Música e Artes conclui semestre com recitais na Sala de Concertos da Tulha e no Teatro do campus da USP

Apresentações aconteceram neste último domingo (29/6), com alunos dos cursos de piano, percussão e da classe Suzuki, de violino

Verbo Nostro
30/06/2025 12h45 - Atualizado há 11 horas

Academia Livre de Música e Artes conclui semestre com recitais na Sala de Concertos da Tulha e no Teatro do
divulgação
Ribeirão Preto (SP), 30 de junho de 2025 - Três recitas instrumentais marcaram o encerramento das atividades semestrais da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma). As apresentações aconteceram neste domingo (29/6), na Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP, e no Teatro do campus, reunindo alunos dos cursos de piano, percussão e violino. 

O recital de piano abriu a agenda, na Sala de Concertos da Tulha, com os estudantes da classe individual. O destaque ficou por conta do estudante João Balduchi, que executou uma peça autoral. Na parte da tarde, a classe percussão se apresentou, também na Sala da Tulha, com repertório integralmente assinado por Luiz Fernando Teixeira, professor do instrumento. “É um prestígio para nossos alunos ter um professor que não somente leciona, mas também escreve obras mediante as necessidades técnicas e artísticas que desenvolve para seus alunos. Sem dúvida, um diferencial do corpo docente da Alma”, comenta Ladson Mendes, coordenador pedagógico da Academia.


O último recital do dia aconteceu às 16h, no Teatro do campus da USP, com os alunos do curso coletivo de violino pela metodologia Suzuki. Ladson Mendes explica que o programa deste recital foi totalmente voltado ao Livro 1 do método Suzuki, aplicado pela Alma em função do foco no desenvolvimento de habilidades. “Nesse grupo, temos alunos com menos de um mês de curso, mas que se apresentaram junto, mesmo sem tocar, mostrando as habilidades que já assimilaram no estágio inicial em que estão, como postura, empunhadura de arco, colocação do instrumento, relaxamento de corpo. Essa é a grande ideia deste curso”, explica Mendes, destacando o olhar da Alma para a formação sólida na projeção de alunos com qualidade técnica e musical no decorrer do curso.

Os recitais integram o programa pedagógico da Alma na prática dos alunos, além de funcionarem como uma devolutiva da Academia às famílias, aos patrocinadores da escola e à comunidade. “As apresentações públicas dos nossos alunos compõem o processo de aprendizado, proporcionando treinamento de palco, de presença de público, controle emocional e domínio instrumental em uma situação externa à zona de conforto da sala de aula”, conclui o coordenador pedagógico Ladson Mendes. 

“A evolução do aprendizado necessita dessas experiências práticas que transportam os ensinos da sala de aula para espaços oficiais de concertos, que será a realidade profissional de muitos dos nossos alunos. Por isso, a escola não abre mão dessa agenda a cada encerramento de semestre”, explica Dulce Neves, presidente da Alma. 

Em 2025, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, são mantidas pelo Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera - Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia - GSInima Ambient, NECTA, Usina Vertente/Tereos e Cutrale; Suíte - Santa Helena Industria de Alimentos e Interunion; Ária - Suprir, Goiasmaq e Grupo Intelli.

Sobre a Alma
A Alma - Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, com o objetivo de ampliar o repertório de habilidades e o universo cultural dos alunos.

Para conhecer mais sobre a Alma, acesse www.almarp.com.br, www.facebook.com.br/almaribeirao, https://www.instagram.com/alma_ribeirao/

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


FONTE: https://www.instagram.com/verbonostro/
Notícias Relacionadas »