Especialista dá dicas para empresas que visam fidelizar clientes e manter o crescimento apostando em novas possibilidades de comércio
São Paulo vira palco de eventos de gastronomia que movimentam a cultura brasileira e ampliam o mercado
HENRIQUE SOUZA
02/06/2025 14h44 - Atualizado há 2 dias
divulgação
No próximo domingo (01), a Vila Mariana, localizada na zona sul de São Paulo, viverá um epicentro gastronômico, com quatro festivais diferentes no mesmo dia. O 4° Festival do Pistache, o Festival do Biscoff (um biscoito belga produzido pela empresa Lotus), o Festival Barra de Dubai, que estreia no Brasil com releituras inéditas e versões criativas e por fim o Festival da Coxinha e da Cerveja Artesanal, marcando a culturalidade e expressões locais.
O evento será realizado, pelo Espaço As Meninas Feiras e Eventos e entre os destaques das barracas estarão cremes, bolos, cookies, tortas, cafés e comidas salgadas, como também pastéis, churros e cannolis, com sabor de pistache. Com o intuito de inovar em festividades que promovam a culinária, palestras, “Talk Shows”, treinamentos corporativos, feiras especializadas e outros, a proprietária Elaine Vilela aposta em estratégias pontuais que envolvam a participação do público e possam estar sempre contando com a presença de tendências contemporâneas gerando lucro e aprendizado para os organizadores.
“O pistache, por exemplo é uma influência notória dos últimos 2 ou 3 anos e vêm chamando a atenção de muitos empresários que estão surfando no hype e conquistando o público com novidades diferentes e combinações, como é o caso da barra de Dubai que envolve o fruto e o chocolate. Em 2022, os brasileiros gastaram 216 bilhões no setor alimentício fora de casa, o que evidência e amplia a vontade dos empreendedores de apostar em novas cozinhas, novos sabores, para além de criar um relacionamento e comunicação com o cliente”, disse o empresário Urandir Fernandes, CEO da cafeteria focada em comidas regionais, “Café com você”.
Em funcionamento desde 2024, em março deste ano, a ‘Café com você” ficou em 1° lugar no festival gastronômico de Campo Grande, o Brasil Coffee Week e Urandir destaca que esses momentos funcionam como um ótimo canal que viabiliza o consumidor e a ampliação do mercado, que acabam fornecendo seus produtos com promoções chamativas. Ademais ao estreitamento de laços com os clientes, há um diálogo entre empresa-empresa, facilitando o network, já que são várias companhias realizando um marketing de maneira ampliada.
A experiência é reforçada totalmente pelo atendimento oferecido e pela organização dos cardápios e a expectativa é alimentada pelo pós-evento e pelos próximos que virão para que uma avaliação seja feita e os empreendedores migrem de uma gestão não planejada para uma mais estruturada e limpa, mediante os resultados e acontecimentos que passarão a ser evitados ou repetidos, para que os ganhos se equiparem.
Goiânia também teve um aumento significativo de vendas com os eventos durante o festival Bar em Bar, em Goiás onde foram vendidos 800 mil petiscos e no Burger Time, com 55 mil pedidos realizados. Alagoas e Maceió, apresentam números expressivos, com o Festival da Lagosta, em Maragogi, com 3 mil pratos vendidos e 10 mil pessoas presentes, e o Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres, que juntou 30 estabelecimentos, entre botecos, restaurantes e lanchonetes.
“O brasileiro é movido por tradicionalidade, por tanto é sempre uma jogada de mestre incluir características da nossa culinária, nesses tipos de eventos. Atrai e aguça a curiosidade de quem espera encontrar versões diferentes da usual, mas sem perder a graça e a originalidade. A coxinha e a cerveja, são clássicos e remetem ao bom e velho boteco que todos gostam. A Café com Você ao participar da Brasil Coffee Week, se destacou justamente pela proximidade com o público, trazendo um prato que incluia café especial coado, notas de doce de leite, rapadura e frutas cítricas, que acompanhavam ainda uma coxinha artesanal de frango e uma porção de bolinho de chuva com doce de leite”, acrescentou Luisa OIiveira, uma das proprietárias do “Café com Você”.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA
[email protected]