Dia Mundial da Energia: EDP esclarece 10 mitos e verdades sobre o consumo de energia

Data reforça a importância do uso consciente da energia elétrica

JULIANA GUERRA - MASS MEDIA
27/05/2025 11h00 - Atualizado há 2 meses

Dia Mundial da Energia: EDP esclarece 10 mitos e verdades sobre o consumo de energia
Foto divulgação: EDP
No dia 29 de maio é celebrado o Dia Mundial da Energia, uma data que chama a atenção para a importância da energia elétrica no cotidiano e para o uso eficiente e racional deste recurso. Como forma de reforçar essa mensagem, a EDP, distribuidora de energia elétrica que atende as regiões de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, reuniu 10 principais mitos e verdades sobre o tema.

Entre informações distorcidas e conselhos populares, é comum surgirem dúvidas que podem levar ao desperdício e até riscos à segurança das pessoas. “Desmistificar o consumo de energia é fundamental para que a população faça escolhas mais responsáveis, seguras e econômicas no dia a dia”, reforça Roberto Miranda, gestor da EDP.

Dez mitos e verdades sobre o consumo de energia:

1. Usar aparelhos eficientes já resolve o problema do consumo elevado.

Mito
. Equipamentos com selo Procel são mais eficientes, mas as instalações elétricas da residência em boas condições e os hábitos de uso dos aparelhos fazem toda a diferença.

2. Aparelhos no modo “stand by” não gastam energia.

Mito.
Mesmo desligados pelo controle remoto, as luzes do stand by continuam consumindo energia. O ideal é retirar o equipamento da tomada quando não estiver em uso prolongado.

3. Usar a máquina de lavar com pouca roupa economiza energia.

Mito.
O gasto é praticamente o mesmo. A recomendação é acumular mais roupas até o limite da máquina para o ciclo de lavagem, assim o equipamento é utilizado menos vezes e de forma eficiente.

4. Secar roupas atrás da geladeira aumenta o consumo.

Verdade.
O hábito sobrecarrega o motor e dificulta a ventilação, elevando o consumo de energia.

5. Guardar alimentos ainda quentes na geladeira eleva o consumo.

Verdade
. O motor precisa funcionar mais para resfriar os alimentos e manter a temperatura interna adequada, resultando em maior gasto de energia.

6. Abrir a geladeira com frequência aumenta o consumo.

Verdade.
O ar frio sai e o motor precisa trabalhar mais para restabelecer a temperatura interna ideal.

7. Chuveiro é o maior vilão do consumo de energia.

Verdade. Durante os dias mais frios, os banhos mais longos e com temperatura elevada da água faz que o chuveiro elétrico se torne o equipamento que mais consome energia nas residências brasileiras. O ideal é usar o chuveiro por períodos curtos (de 5 a 8 minutos), em momentos de mais calor do dia e, se possível, na posição Verão, que consome 30% menos de energia quando comparado com a posição Inverno.

8. Ferro de passar não consome tanta energia.

Mito.
O ferro de passar possui uma potência elevada, sendo assim ele consome muita energia. O recomendado é juntar o maior número de roupas e passar de uma única vez para evitar a necessidade de aquecer o ferro com maior frequência.

9. Pintar paredes de branco ajuda na economia de energia.

Verdade.
A cor clara nas paredes e telhados reflete o calor do sol, reduzindo o aquecimento do ambiente interno e diminuindo a necessidade de ventiladores ou ar-condicionado.

10. Ventilador é sempre mais econômico que ar-condicionado.

Verdade.
O ventilador apenas circula o ar, enquanto o ar-condicionado resfria o ambiente, exigindo mais energia para operar.

Para mais dicas de consumo eficiente acesse: https://www.edp.com.br/se-liga-no-consumo/
 

Sobre a EDP América do Sul

O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão,

distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul - Brasil, Chile e Colômbia - a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA BEZERRA GUERRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »