UPA de Vicente Pires se torna referência em teleconsulta
Secretário de Saúde de Unaí visita unidade para conhecer tecnologia que otimiza atendimentos e melhora a jornada do paciente
POLLYANA CABRAL
27/05/2025 02h02 - Atualizado há 1 dia
Alberto Ruy
Nesta segunda-feira (26), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente Pires recebeu a visita do secretário de Saúde de Unaí (MG), José Juliano Espíndula. A comitiva da cidade mineira do entorno do Distrito Federal veio conhecer de perto o modelo de teleconsulta, implantado na unidade desde janeiro de 2025 e já em expansão para as demais UPAs do DF.
A equipe conheceu de perto cada detalhe do processo da teleconsulta desde a retirada da senha no toten até a consulta online com o médico.
O presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), Cleber Monteiro; acompanhado do vice-presidente, Rubens de Oliveira Pimentel Jr.; reforçou o protagonismo do Distrito Federal na modernização da saúde pública.
“A UPA de Vicente Pires virou referência quando o assunto é inovação. A teleconsulta é uma solução que melhora o fluxo, assiste o paciente, desafoga os atendimentos e garante mais resolutividade para quem realmente precisa”, destacou.
A chefe do Núcleo de Inovação, Ensino e Saúde Digital (NUSAD), Amandha Roberta, fez apresentação de como o projeto funciona, mostrando os detalhes e benefícios do modelo tanto para os pacientes quanto para a gestão.
“Nosso objetivo é oferecer suporte aos pacientes classificados como verde, aqueles com menor urgência que, muitas vezes, não conseguem atendimento imediato nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e acabavam aguardando longos períodos nas emergências”, explicou.
A comitiva de Unaí acompanhou cada detalhe da apresentação, fazendo questionamentos e trocando experiências. Na sequência, visitaram a sala onde puderam assistir a uma simulação prática de teleconsulta, observando como
ocorre o atendimento remoto, desde a triagem até a consulta online com o médico, um processo seguro, ágil e resolutivo.
José Juliano também compartilhou a estratégia adotada em Unaí para desafogar os atendimentos de menor gravidade. “Desde que assumimos, separamos os pacientes classificados com pulseiras verdes e azuis, que são casos menos urgentes, e os encaminhamos para outros pontos de atendimento. Isso evita o inchaço da unidade e garante que os casos mais graves sejam priorizados”.
O secretário manifestou interesse em adotar o modelo de teleconsulta na cidade mineira. “O que vimos aqui é extremamente eficiente. A tecnologia aplicada dessa forma traz benefícios claros tanto para os pacientes quanto para a gestão. É uma experiência que queremos estudar mais a fundo e, quem sabe, implementar na nossa rede”, afirmou.
O superintendente das UPAs, Francivaldo Souza, também ressaltou que o sucesso do modelo está diretamente ligado à gestão integrada e ao acompanhamento constante dos processos. “A combinação de tecnologia, capacitação das equipes e monitoramento rigoroso dos indicadores faz toda a diferença para que esse serviço funcione bem”, pontuou.
Como funciona a teleconsulta na UPA
A UPA de Vicente Pires foi a primeira unidade do DF a implantar o serviço de teleconsulta, que tem se mostrado eficaz na triagem e no atendimento de casos de menor gravidade, otimizando recursos e beneficiando diretamente a população.
Após a triagem presencial e a classificação de risco, os pacientes identificados com pulseiras verdes, que indicam menor gravidade, são direcionados para um consultório equipado para teleconsulta. Lá, um técnico de enfermagem acompanha todo o processo, presta suporte ao paciente, auxilia no manuseio da tecnologia e garante que eventuais dúvidas sejam esclarecidas.
“Ao ser classificado como verde, o paciente é convidado a participar da teleconsulta por meio da assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O atendimento ocorre em um ambiente virtual com total privacidade e escuta ativa, toda solicitação de exames, emissão de receitas e atestados é feito em formato digital e seguro. A central de atendimentos, permite um estudo do mapa de calor e atuação remota as regiões mais necessitadas”, explicou a chefe do Núcleo de Inovação, Ensino e Saúde Digital do IgesDF, Amandha Roberta.
Além de desafogar as unidades e otimizar os recursos, o modelo visa proporcionar mais agilidade e qualidade no atendimento. “Devido à necessidade de priorizar pacientes graves, os classificados como menor gravidade que, muitas vezes, poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), acabam aguardando mais tempo para serem atendidos. A teleconsulta permite um equilíbrio maior na gestão do tempo e dos recursos disponíveis nas UPAs 24 horas”, acrescentou Cleber Monteiro.
Com resultados altamente positivos, a expectativa do IgesDF é expandir o modelo de teleconsulta para outras UPAs do Distrito Federal, consolidando o serviço como uma inovação que melhora a qualidade do atendimento, amplia o acesso e fortalece a eficiência da saúde pública. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Pollyana Cabral Porto
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