Gestão do ciclo de receitas surge como pilar para sustentabilidade do SUS e ampliação do cuidado ao paciente

Com foco em otimizar o faturamento e reduzir perdas financeiras crônicas, tecnologia busca garantir que recursos gerados por hospitais sejam integralmente revertidos para a melhoria da assistência

JéSSIE COSTA
13/08/2025 16h45 - Atualizado há 3 horas

Gestão do ciclo de receitas surge como pilar para sustentabilidade do SUS e ampliação do cuidado ao paciente
Divulgação MV

Gestão do ciclo de receitas surge como pilar para sustentabilidade do SUS e ampliação do cuidado ao paciente

 

Com foco em otimizar o faturamento e reduzir perdas financeiras crônicas, tecnologia busca garantir que recursos gerados por hospitais sejam integralmente revertidos para a melhoria da assistência

 

Em um cenário onde a sustentabilidade financeira é crucial para o avanço da saúde pública, a gestão inteligente do ciclo de receitas se consolida como uma ferramenta estratégica para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o apoio da tecnologia, assegurar que os hospitais recebam de maneira ágil e precisa pelos serviços prestados tem se mostrado uma estratégia eficaz para reduzir perdas históricas com glosas e ampliar a disponibilidade de recursos destinados diretamente à infraestrutura e ao cuidado ao paciente.

O cuidado com o ciclo de receitas é um dos maiores desafios para a saúde pública. Falhas em processos manuais, inconsistências em registros e a complexidade das regras de faturamento frequentemente resultam em glosas – a recusa de pagamento por procedimentos realizados. Esse cenário drena recursos vitais que poderiam ser investidos na melhoria da infraestrutura hospitalar, na compra de insumos e na qualificação do atendimento. Um ciclo de receitas eficiente, por outro lado, garante um fluxo de caixa mais robusto e previsível, impactando mais de 70% dos 203.062.512 brasileiros (IBGE, 2022), que dependem de seus serviços.

Atenta a essa necessidade, a GIF Healthtech, especialista em automação do ciclo de receitas e presente no Brasil e América Latina, anuncia o lançamento do GIF SUS. A nova solução, desenvolvida especialmente para as complexidades do sistema, visa otimizar a gestão de recursos, reduzir drasticamente as perdas e, consequentemente, ampliar a capacidade de investimento na assistência. O GIF SUS é a primeira plataforma de automação do ciclo de receitas pensada para a realidade dos hospitais públicos, filantrópicos e privados que atendem pelo SUS.

A solução atua de ponta a ponta, desde a entrada do paciente até o faturamento da conta, com funcionalidades nativas para a gestão de Boletim de Produção Ambulatorial (BPA), Autorização de Internação Hospitalar (AIH), controle de teto financeiro e  gestão à vista SUS.

Atrelada à plataforma GIF 2.0, ela se destaca por sua capacidade de automação e conferência de dados, que permite avaliações automáticas para uma tomada de decisão mais segura. Com auditorias inteligentes e validação em tempo real, o GIF SUS executa o fechamento massivo de contas, eliminando gargalos e reduzindo a taxa de rejeição por meio de uma pré-validação exigida pelo próprio sistema do SUS. A integração nativa com os sistemas de gestão hospitalar da MV, uma das maiores fornecedoras do setor no país, garante uma implementação fluida e sinérgica.

Ao otimizar a gestão financeira, o GIF SUS impacta diretamente a qualidade da assistência. Com mais recursos em caixa e previsibilidade de receita, as instituições de saúde podem planejar melhor seus investimentos, aprimorar a logística de suprimentos e fortalecer as equipes administrativas e assistenciais, criando um ambiente mais seguro e eficiente para o cuidado ao paciente.

"O lançamento do GIF SUS, como parte integrante da nossa plataforma GIF 2.0, representa um marco em nosso compromisso com a saúde no Brasil. Entendemos que a sustentabilidade do SUS passa, impreterivelmente, por uma gestão financeira inteligente e automatizada. Com o GIF SUS, oferecemos aos hospitais uma ferramenta poderosa para transformar dados em receita de forma eficiente, reduzindo as perdas com glosas e liberando recursos que têm um destino certo: o cuidado de qualidade para milhões de brasileiros. É a tecnologia a serviço da vida, garantindo que cada procedimento realizado seja um recurso gerado para o fortalecimento do sistema", declara Henrique Antunes, CEO da GIF Healthtech.

Lançamento no Congresso CMB

A plataforma GIF SUS foi apresentada ao mercado durante o 33º Congresso CMB, que teve início no dia 12 de agosto, em Brasília. A nova solução foi divulgada através do estande da MV como parte das ações do Ecossistema MV no congresso. Com o tema "Além do cuidar, somos voz: o paciente no centro do debate reflete o nosso compromisso com a saúde pública", o 33º Congresso CMB reúne gestores de hospitais públicos e privados, presidentes, provedores, diretores, médicos, advogados e administradores e técnicos do Ministério da Saúde para falar sobre o futuro do setor.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JESSIE ELLEN COSTA NEVES
[email protected]


FONTE: Jéssie Costa
Notícias Relacionadas »