Tudo é motivo para plantar

Mudanças Climáticas

Renato Nalini
26/05/2025 11h06 - Atualizado há 2 dias

Tudo é motivo para plantar
Domínio Público
            A melhor maneira de contribuir para a adaptação da cidade a suportar os efeitos do aquecimento global e não gerar mortes nem prejuízos materiais de monta, é plantar árvores. As árvores são as maiores amigas do clima. Elas exercem papel fundamental para garantir temperaturas adequadas, mediante a ecotranspiração absorvem carbono e devolvem oxigênio. Além disso, o lugar em que são plantadas admite a infiltração de água para realimentar os lençóis freáticos, o que é essencial numa desenfreada urbanização, que deixa todo espaço coberto de cimento, concreto ou asfalto. Ao cair sobre superfície impermeabilizada, a água só pode ganhar força, converter-se em correnteza, enxurrada violenta, causar mortes por afogamento ou por deslizamento de áreas em declive.
            Conforme proclama o físico e ambientalista José Goldemberg, plantar árvores é a mais exitosa tecnologia disponível. No Brasil, há milhares de espécies nativas que podem cumprir esse papel restaurador da qualidade de vida. Enquanto o restante do planeta não sabe o que fazer com o carbono expelido por combustão fóssil, nosso país tem essa receita natural para recompor a ordem das coisas.
            Por isso, é preciso aproveitar cada espaço livre e plantar árvores. De preferência, árvores copiosas, grandes, que realmente possam se desincumbir do seu serviço ecossistêmico. E convencer as pessoas ainda resistentes, que árvore é a maior amiga da vida. Não é aquele ser que “quebra calçadas”, deixa cair folhas que devem ser recolhidas, serve de “esconderijo para bandido”.

            Vamos fazer uma grande campanha para que São Paulo (e as demais cidades brasileiras) tenham cada vez mais árvores. Isso vai significar prolongamento da longevidade das pessoas, um clima favorável, temperaturas adequadas à saúde das pessoas. E uma paisagem verde que é a certeza da esperança e fator de equilíbrio mental que parece faltar a muita gente angustiada, estressada e depressiva.
            Tudo é motivo para plantar! Seja você também um reflorestador, não um produtor de desertos! As atuais e futuras gerações terão muito a agradecer.

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo. 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »